...

...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Rômulo pede que prazo para renegociação de dívidas de agricultores seja estendido

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) solicitou ao Governo Federal que amplie os prazos para a renegociação de débitos de produtores rurais do Norte e Nordeste. O deputado fez o registro na tribuna da Câmara, na última quarta (22), e participou de um encontro da bancada nordestina com integrantes do Governo.

Gouveia pede que os prazos da Lei 13.340/2016, que atende agricultores com débitos com o Banco do Nordeste até 31 de dezembro de 2011, seja estendido, aos agricultores que contraíram empréstimos nos anos de 2012 até 2016 devido a sequência da seca que prejudica o setor.

Pela manhã, o tema foi posto em discussão durante uma reunião da bancada do Nordeste com o diretor financeiro e de crédito do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim; superintendente de Sudene, Marcelo Neves e o secretário-adjunto de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Fazenda, Ivandré Montiel da Silva.

A medida prevê descontos de até 95% para quem quiser quitar o débito em financiamentos. Além de produtores do Norte e do Nordeste, também fazem parte do pacote produtores rurais do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O maior percentual de desconto – 95% - vale para a quitação empréstimos no limite de R$ 15 mil contratados até 31 de dezembro de 2006 em regiões do semiárido e no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri.

Nas demais áreas de atuação da Sudene e da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) o percentual é de 85%. Esta é a primeira vez que a região Norte é beneficiada com renegociação de dívidas com desconto.


Assessoria