A Associação de Mídia Digital emitiu uma nota repudiando a ação
publicitária do Jornal Correio da Paraíba. As peças publicitárias
compartilhadas para redes sociais, em vídeo e em outdoor dá a entender que o
conteúdo jornalístico disseminado online é incompleto e que falta
credibilidade.
Em resposta, a Amidi lançou uma nota
e uma campanha nas redes sociais.
Nota
A Amidi, através de sua Diretoria, lamenta a
equivocada postura adotada pelo Jornal Correio da Paraíba contra a mídia e
jornalismo digital paraibano, perpetrada em deformada campanha publicitária
assinada pela agência Sala 10, com conteúdo pejorativo e ofensivo às empresas
legitimamente constituídas e aos profissionais/jornalistas do segmento.
A campanha em questão – personificada com peças
para redes sociais baseada em deboches e insinuações maldosas – não encontra
eco nos números do consistente crescimento do nosso setor e nem amparo no
acesso em tempo real dos nossos milhões de leitores, o que atesta o alcance, a
credibilidade e o profissionalismo de todos os que militam de forma digna e
honrada nesse campo do novo jornalismo.
Repudiamos a vã tentativa de desqualificação ou
diminuição dos valores, compromisso ético e responsabilidade no tratamento
adequado da notícia, desde a sua apuração à rápida divulgação, prática e
mandamento maior de nossos associados.
Eventuais desvios existem em qualquer meio, mas
não dão o direito, por exemplo, que o nosso aponte o jornal impresso como
adepto da prática de noticiar fatos incompletos, disseminar boatos ou cometer
erros. Aí está o pecado central das peças produzidas contra o meio digital: a
pouco inteligente e indecente generalização.
A sociedade conectada pelo digital tem o devido
senso crítico para perceber que esse tipo de ofensiva transita na contramão da
realidade prática na forma de se comunicar e interagir das pessoas no mundo
contemporâneo. Graças à Internet, hoje o público já não é mais refém de um ou
outro veículo. Porque tem todo o conteúdo na palma da mão e de graça.
Luiz Fábio Targino
Presidente