terça-feira, 5 de julho de 2016

Caravana Círculo do Coração atende em Patos no próximo dia 11

No próximo dia (11) de julho, nas dependências das FIP – Faculdades Integradas de Patos, municípios da regional Patos serão beneficiados com os serviços oferecidos pela Caravana do Círculo do Coração. Seu objetivo é captar e acompanhar crianças cardiopatas ou que tenham um possível problema cardiológico.

O mutirão promovido pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) e o Círculo do Coração, ONG de Recife, contará com quase 100 voluntários, inclusive do Japão, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, participação da Cruz Vermelha, que também fechou parceria e vem se integrar ao projeto, que desperta atenção de outras nações. Haverá serviços de Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação, além de cursos para profissionais de saúde.

O alvo dessa ação, que percorrerá 13 municípios da Paraíba, a começar nesta segunda 4, são crianças cardiopatas, com microcefalia e gestantes que apresentaram algum episódio de febre ou exantema durante esse período de gravidez. Cerca de 15 mil atendimentos serão realizados na Paraíba, nas especialidades acima, segundo projeção do Governo do Estado. Cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes.

O atendimento em cardiologia pediátrica teve importantes avanços na Paraíba a partir da parceria Estado e a ONG pernambucana Círculo do Coração. Mais de 500 cirurgias já foram realizadas, evitando que as crianças fossem transferidas para tratamento em outros estados. A demanda de Patos e região para o dia 11, próxima segunda é de 100 crianças cardiopatas, 40 com microcefalia e 60 gestantes com episódio de febre e/ou exantema.

Esta edição da Caravana do Coração será realizada de 4 a 17 de julho, em 13 municípios paraibanos: Monteiro (4), Princesa (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

Todos os 24 município da 6ª Regional de Saúde estão dando sua contribuição e são importantes parceiros da Caravana. “A triagem para chegarmos a essa demanda foi feita pelo serviço especializado representado pela Maternidade Peregrino Filho juntamente com os municípios, sem eles ficaria difícil essa ação de levar essas especialidades à população. Todos serão beneficiados”, comentou a gerente regional de saúde, Liliane Sena.

Data: 11/07/16

Local: FIP

Demanda que será atendida:

- 100 cardiopatas
- 60 gestantes com episódio de febre e/ou exantema
- 40 crianças com microcefalia

Cursos
AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO ON-SITE DAS MATERNIDADES DA REDE DE PERINATOLOGIA COM CENÁRIO DE SIMULAÇÃO PEALÍSTICA;

CAPACITAÇÃO NO MANEJO INTEGRAL DE MACIENTES COM MICROCEFALIA;

TREINAMENTO MULTIPROFISSIONAL EM TRIAGEM ECOCARDIOGRÁFICA FETAL E NEONATAL;

CURSO TEÓRICO PRÁTICO EM DISSECÇÃO DA PLACENTA PARA FINS DE PESQUISA CLÍNICA;

USO DA ALTA TECNOLOGIA NA ATENÇÃO À SAÚDE INFANTIL: A FERRAMENTO INOVADORA DA AUSCULTA ELETRÔNICA EM TELEMEDICINA;

ENFRENTANDO E PREVENINDO OS PROBLEMAS DO PERÍODO PRÉ-NATAL: O ENFOQUE NO RISCO MATERNO-FETAL;

TREINAMENTO BÁSICO EM PRIMEIROS SOCORROS;

COMO PREVENIR AS INFECÇÕES TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI?;

PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA FORMA DE PROTEÇÃO E GERAÇÃO DE VALOR DAS IDEIAS NO CAMPO DA SAÚDE;

TRANSFERÊNCIA DA TECNOLOGIA DA REDE LEGOS PARA O ESTADO DA PARAÍBA: O DESFIO DE CORTAR O CORDÃO UMBILICAL.

SECOM