POLÍTICA: 20/10/2010 - Levantamento feito pelo Paraíba Já junto ao Tribunal Regional
Eleitoral da Paraíba revela que os 13 municípios em que os prefeitos
anunciaram adesão à candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) neste segundo
turno deram juntos ao governador José Maranhão (PMDB) uma vitória de
13.972 votos de diferença no primeiro turno.
O candidato da oposição ao Governo do Estado recebeu neste segundo o apoio dos prefeitos de Bom Sucesso, São Domingos do Cariri, Esperança, Cubati, Casserengue, Caturité, Igaracy, Poço Dantas, Santa Inês, Santa Rita, Pedra Lavrada, São José dos Ramos e Barra de Santa Rosa
Segundo os números oficiais disponibilizados pelo TRE, no primeiro turno, o governador José Maranhão obteve nesses 13 municípios 60.915 votos, contra 46.943 do ex-prefeito Ricardo Coutinho. A expectativa dos aliados do candidato do PSB é de que esse quadro se inverta agora no segundo turno.
O levantamento feito mostra que, dos 13 municípios, o governador José Maranhão perdeu no primeiro turno apenas em Barra de Santa Rosa. Ele obteve 3.307 votos, contra 3.386 de Ricardo Coutinho.
Em termos proporcionais, a vitória mais expressiva do governador José Maranhão sobre Ricardo Coutinho no primeiro turno aconteceu na cidade de Poço Dantas. O peemedebista obteve 1.776 votos, contra 329 do socialista. A diferença foi superior a 80% a favor do candidato do PMDB.
Reforço parlamentar
Além dos 13 prefeitos, Ricardo Coutinho também recebeu neste segundo turno a adesão dos deputados estaduais Quinto de Santa Rita (PMDB) e Pedro Medeiros (PSDB), que romperam com o esquema político do governador José Maranhão.
O deputado estadual eleito e presidente do PSL paraibano, Tião Gomes, também decidiu romper com o candidato do PMDB e aderir ao projeto político do ex-prefeito de João Pessoa.
No município de Areia, principal base eleitoral do deputado Tião Gomes, Maranhão bateu Ricardo no primeiro turno por uma diferença de 1.060 votos.
Prefeitos ioiôs
No levantamento feito não foram computados os números referentes aos municípios de São José dos Cordeiros, Serra Redonda e Lagoa, já que os prefeitos Fernando Queiroz (PSDB), Marcelo Andrade (PSDB) e Demys Borges (PSC), respectivamente, anunciaram rompimento com a candidatura do governador José Maranhão neste segundo turno, mas acabaram voltando atrás e mantiveram apoio ao peemedebista.
Apoio de outras lideranças
O candidato Ricardo Coutinho também vem colecionando apoios de outras lideranças políticas neste segundo turno. Na semana passada, o e ex-prefeito e atual presidente do PMDB da cidade de Aparecida, José Alves, aderiu à candidatura do socialista. Dias antes, haviam anunciado apoio ao candidato do PSB, os ex-prefeitos de Carrapateira, Galdino e Augustinho Batista, ambos do PMDB.
Adesões a Maranhão
Após o resultado do primeiro turno, o ex-governador José Maranhão, oficialmente, recebeu o apoio do músico e candidato a senador pelo PCB, Vital Farias, que obteve mais de 50 mil votos no último dia 3.
O deputado estadual mais votado nas eleições deste ano, Toinho do Sopão (PTN), chegou a anunciar adesão à candidatura do peemedebista, mas acabou recuando da decisão após ser repreendido publicamente pela direção do seu partido, que decidiu manter apoio ao ex-prefeito Ricardo Coutinho.
Confira abaixo a lista dos prefeitos que resolveram aderir à candidatura de Ricardo Coutinho neste segundo turno.
Lista de prefeitos
Gilson Cavalcante de Oliveira (DEM) - Bom Sucesso
José Ferreira da Silva (PSDB) - São Domingos do Cariri
Marcus Odilon (PMDB) - Santa Rita
Evaldo Costa Gomes (PSB) - Barra de Santa Rosa
Nobinho (PTB) – Esperança
Dimas Pereira (PP) - Cubati
Genival Bento da Silva (DEM) – Casserengue
José Gervázio da Cruz (DEM) – Caturité
Celino Farias Brasileiro (PSDB) – Igaracy
Itamar Moreira Fernandes (PMDB) - Poço Dantas
Adjeferson Diniz (DEM) - Santa Inês
José Antônio (DEM) - Pedra Lavrada
Aparecida Amorim (DEM) - São José dos Ramos
Por Fábio Cabral Bernardo / ParaíbaJá