quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lula sopra velinha de aniversário com idade inversa


Lula_aniversário
(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
NOTÍCIAS: 28/10/2010 - Na reta final de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem se emocionado com frequência, a ponto de embargar a voz e chorar. Em eventos públicos e nas rodas de conversas mais íntimas, ele não esconde o esforço para não ir às lágrimas e concluir os discursos de improviso. 

Foi assim na tarde desta quarta-feira (27), na sua festa de 65 anos, promovida no Planalto por assessores e ministros. "Com toda sinceridade, eu preferia que esse dia não tivesse chegado", afirmou Lula, com voz embargada, segundo relatou um assessor. 

Estavam previstas quatro festas de aniversário para o presidente ao longo do dia. Pela manhã, antes da festa do Planalto, Lula apagou as velas numa viagem a Itajaí, em Santa Catarina. No evento, ele trocou a ordem das velas, para comemorar "56" anos. 

À tarde, na festa no Planalto, assessores levaram um bolo decorado com um boneco vestido com o uniforme do Corinthians. "Um bolo de gosto duvidoso", brincou o chefe de gabinete e palmeirense, Gilberto Carvalho. "Só vou comer porque é o bolo do aniversário de um grande amigo." 

Na agenda oficial de Lula, no site do Planalto, constava a informação sobre as atividades do presidente: "despachos internos". Durante a festa no Planalto, os funcionários cantaram além do tradicional "Parabéns a você" um dos jingles mais famosos das campanhas lulistas - "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". 

O clima era de despedida, resumiu um colaborador do presidente. O assessor relatou que Lula fez da festa uma cerimônia antecipada para agradecer o trabalho dos funcionários. Um deles, representando o grupo, disse que não esperava uma projeção internacional do País como ocorreu, na sua avaliação, durante o governo Lula. 

Depois, o assessor de assuntos internacionais, Marco Aurélio García, disse que "o presidente colocou o nome na história". Acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, Lula deixou mais cedo o Planalto, por volta de 18h30, e foi para o Alvorada, residência oficial da presidência. 

À noite, Lula participaria de uma festa organizada pelo PT do Distrito Federal, na portaria do Alvorada. Um grupo de centenas de militantes caminhou, no começo da noite, da Esplanada dos Ministérios até o Alvorada, num percurso de cerca de quatro quilômetros. 

Após o encontro com os militantes, ele receberia os seus ministros e assessores mais próximos para um jantar. A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, era presença confirmada, até o início da noite, no jantar do Alvorada. Também garantiram presença a maioria dos 38 ministros do governo.

Desde que Lula assumiu o governo, em 2003, D. Marisa Letícia organiza grandes festas de aniversário. Nos anos anteriores, as festas tinham um objetivo político de dar demonstrações ao público de que o presidente estava disposto, bem humorado e confiante nos rumos das suas políticas social e econômica. Crises políticas e disputas internas no PT e no governo foram minimizadas nas comemorações, lembram assessores. 

Desta vez, a festa, ou melhor, as festas, tiveram menos piadas e declarações sarcásticas do presidente. Lula vestiu, na comemoração do Planalto, a velha guaiabeira vermelha, usada com frequência em solenidades mais informais. O presidente, porém, não escondia a dificuldade de receber os cumprimentos simples ou exagerados dos assessores.

O Estado de São Paulo