quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Surto de Sarampo em JP: 80% dos infectados não estavam vacinados

CIDADES: 27/10/2010 - A principal causa do surto de sarampo, em João Pessoa, é a baixa cobertura vacinal, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Cerca de 80% dos pacientes com casos confirmados na Capital (43) não estavam vacinados, embora façam parte do grupo que deveria ter tomado a tríplice viral. São homens na faixa etária de 1 a 39 anos e mulheres de 1 a 49 anos.

Já nos municípios de Santa Rita (com dois casos confirmados), Bayeux (um) e Conde (um), não houve a transmissão da doença porque a maior parte da população foi vacinada. Os quatro casos registrados nesses municípios tiveram João Pessoa como foco de infecção.

“Em termos administrativos, o município apresenta uma cobertura dentro da média recomendada pelo Ministério da Saúde, mas os números não são reais. Isso pôde ser comprovado num monitoramento rápido realizado pela SES em vários bairros da Capital”, disse a gerente de Resposta Rápida da SES, Diana Pinto.

O monitoramento, realizado de 23 a 30 de setembro, nos cinco distritos sanitários de João Pessoa, mostrou, por exemplo, que na população de 4 a 49 anos o índice de cobertura vacinal é de 53,42%. Já no distrito II, essa cobertura é ainda pior, atingindo apenas 24,17% da população-alvo. A pesquisa também revelou que, em alguns bairros, apenas 76,48% das crianças de 1 a 3 anos eram vacinadas. No distrito II, esse índice cai para 38,10%. Além do sarampo, a tríplice viral protege contra rubéola e caxumba.

17 em investigação

Desde o início do surto, há mais de dois meses, foram 117 notificações, com 47 confirmações, sendo 43 em João Pessoa, duas em Santa Rita, uma em Bayeux e outra no Conde. Desse total, 53 foram descartados por exame laboratorial e 17 continuam em investigação. SECOM