quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jornalismo parcial; Vitória de Ricardo Coutinho tira Campina Grande do páreo para a eleição de 2014, diz Helder Moura em sua coluna


OPINIÃO: 27/10/2010 - Uma eventual vitória do candidato Ricardo Coutinho (PSB) nas eleições deste ano, para governador, significa que Campina Grande, praticamente, estará fora da disputa pelo Governo do Estado em 2014. A avaliação, feita pelos analistas políticos – dentre eles o jornalista Hélder Moura em sua coluna no Jornal Correio da Paraíba desta quara-feira (27) – é tomada com base nos desdobramentos da política local, após a eleição deste domingo.

Em caso de vitória de Ricardo Coutinho, este, fatalmente, será candidato à reeleição, em 2014, independente do futuro do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) na Justiça. “Mesmo se Cássio tiver a candidatura deferida pelo Supremo Tribunal Federal, ele não poderá disputar o Governo do Estado em 2014, pois estará alcançado pela Lei Ficha Limpa”, diz o jornalista, em sua coluna.

Por ouro lado, uma vitória de José Maranhão confirma o que ele próprio vem dizendo nas atividades de campanha: que o candidato a governador nas eleições de 2014, pelo PMDB, é Veneziano. “Veneziano é a nossa esperança para o futuro d Paraíba”, diz Maranhão. “A vitória de Zé Maranhão é a vitória de Vené, é a vitória de Campina”!, afirma o Senador eleito Vitalzinho.

“Se o Supremo decidir que a Lei Ficha Limpa não terá aplicação para estas eleições, como a Lei já foi considerada constitucional, ele terá aplicação em 2014”, diz ainda o colunista. “Significa que, se Cássio não puder ser candidato e Veneziano (numa eventual vitória de Ricardo) também não, Campina Grande ficará fora da disputa ao Governo do Estado em 2014”, diz Hélder Moura.