quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Á espera de um milagre. Aluno do Distrito de Areias Município de Uiraúna está classificado na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Escola do município de Uiraúna é destaque na Paraíba.

CIDADES: 27/10/2010 - O adolescente Alisson Antonio da Silva, 14 anos, aluno da Escola Municipal José Patrício de Andrade, Distrito de Areias, Município de Uiraúna - PB, o qual localizado aproximadamente a 8 km da sede do Município, estudante do 9º ano, foi classificado na etapa regional, na segunda Olimpíada de Língua Portuguesa, Categorias Crônica, representando uma grande conquista para aquele Distrito e para o Município de Uiraúna.
Agora ele irá participar nos dias: 03 04 e 05 de novembro do corrente ano na cidade de Curitiba-PR da oficina que vai reunir todos os 125 alunos e professores semifinalistas da Categoria Crônica de todo país. O tema geral do concurso é este: “Lugar onde Eu Vivo”


O responsável pelas orientações dos alunos referentes à Olimpíada na Escola Municipal José Patrício de Andrade, foi o Professor Carlos Alves Vieira (Carlinhos), que trabalhou o Gênero Crônica com as turmas da referida escola acima citada.


      Os textos escritos foram analisados pela Comissão Julgadora Escolar e Municipal; o Aluno Alisson Antonio da Silva foi o vencedor com a Crônica intitulada: “Á espera de um Milagre”, posteriormente sendo selecionado na etapa Estadual e apto a continuar representando, brilhantemente, o Município de Uiraúna, já que ele teria sido classificado anteriormente na etapa municipal.


     A Olimpíada tem como tema principal: “Escrevendo o Futuro”, e foi criado no sentido de incentivar tanto a leitura como a escrita e também para ensinar a desenvolver cada vez mais temas de redação, o qual tem sido algo que tem gerado grandes dificuldades para os alunos de hoje em dia.


    A Diretora Maria José Martins de Oliveira (Nega) disse na oportunidade que: “Esta conquista do aluno Alisson Antonio da Silva da Escola Municipal José Patrício de Andrade vem coroar o trabalho de qualidade que estamos promovendo na educação do Distrito de Areias e consequentimente no Município de Uiraúna”. Enfatizou ela.
 


Veja abaixo a integra da Crônica escrita pelo aluno Alisson Antonio da Silva.

Á espera de um milagre

Eu achava muito ruim quando não tinha água encanada aqui em Areias - Um povoado de mais ou menos cem famílias. Os homens colocavam água no galão e as mulheres colocavam o balde com água na cabeça e até as crianças com suas latas de neston. Foram tempos de sofrimentos que nós passamos. A seca bebia nossa água, comia nossos alimentos, castigava sem pena e sem dó tudo e todos.

Era comum nas cacimbas, as pessoas, principalmente as mulheres, aproveitarem o tempo de espera para fuxicar - falar da vida alheia – debaixo de uma única coisa verde, conhecida como a esperança do sertão: o juazeiro. Esse que em tempo de seca e inverno está sempre disposto a nos acolher com sua sombra escura e aconchegante quem quer que seja: viajantes, moradores...

Depois de tanto tempo à espera de um milagre – a água encanada – O que parecia um sonho, aconteceu: a chegada da água nas casas.

No dia da inauguração a alegria era uma só. O povo todo veio participar. E eu observada tudo, pois a festa foi bem em frente a minha casa. O sol ainda apreciava e agraciava a festa com seus raios dourados.
Teve também a presença do prefeito. Ele deu a palavra de ordem para que abrissem as torneiras. E a bica jorrou água de esperança e alento para aquele povoado.

E as crianças brincando naquele lamaçal feito pela água da bica. Eu que não sou de ferro, pareci ficar de barro quando também me misturei com a lama.

Chegou á noite, tudo já tinha acalmado. No outro dia quando olhei para lá restava apenas o chão seco e duro da água que tinha secado. Porém, acredito eu que toda comunidade continuava em festa dentro de suas casas, porque acabara o sofrimento e agora, é só alegria!


Por Alisson Antonio da Silva