A Unimed João Pessoa é pioneira na Paraíba na
utilização de um robô para auxiliar no tratamento de clientes infectados com o
novo coronavírus. A tecnologia usada na plataforma robótica possibilita mais
interação entre a equipe multiprofissional e o paciente durante o seu
tratamento no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta
complexidade e preferencial para a covid-19. O robô permitirá ainda uma melhor
troca de informações, em tempo real, entre a equipe do Hospital Alberto Urquiza
e especialistas em todo o mundo. Além disso, poderá ser usado em outras áreas
do hospital como a recepção.
O gestor de Serviços Hospitalares da Unimed
João Pessoa, Cleiton Moradillo, disse que a aquisição deste equipamento tão
moderno é mais um investimento da Cooperativa em dar o melhor ao seu paciente.
“Não estamos medindo esforços para que nosso paciente tenha o melhor
atendimento. Estamos oferecendo as melhores terapias e equipamentos”, declarou.
Cleiton assegurou ainda que a automação é uma
realidade e que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley está usando todos os
recursos para ajudar na recuperação e paciente. “A Unimed JP sempre foi
pioneira no uso de tecnologia para a saúde. Continuamos sempre buscando o
melhor para o atendimento, especialmente neste momento de pandemia da covid-19,
em que somos o hospital mais preparado no Estado para o tratamento dos
pacientes”, garantiu.
Funcionamento
O coordenador do Núcleo Estratégico de
Enfrentamento à Covid-19 da Unimed JP, Petrúcio Sarmento, explicou que o uso do
equipamento acontecerá em etapas, estruturadas através de fluxos que dão
segurança no atendimento, tanto para o paciente quanto para a equipe. “Esse
robô é diferente do que outros hospitais já utilizam, pois não é só um suporte
para tablet. Ele tem um corpo que procura se assemelhar ao comportamento humano
e sua tela é móvel e interativa. A partir do momento que interage com o
paciente, ele procura ter os mesmos gestos de uma pessoa, com a tela se
movimentando como se fosse a cabeça”, explicou Petrúcio Sarmento.
Interação
Essa máquina inovadora traz inúmeros
benefícios para os profissionais de saúde e para os pacientes. Na primeira
etapa, o robô vai possibilitar que haja reuniões multidisciplinares, com todos
os profissionais envolvidos no tratamento. Os profissionais das diversas áreas
vão poder discutir em tempo real e de forma mais rápida os cuidados a serem tomados
com os pacientes.
Outra vantagem será a forma de interação da
equipe com o paciente. Por meio do robô, a pessoa internada poderá ver o rosto
do profissional que está cuidando dela. Atualmente, para realizar o atendimento
é presencial, os profissionais têm que usar os Equipamentos de Proteção
Individual (EPI), o que permite apenas que os olhos sejam visto e isso impacta
na questão emocional e psicológica do paciente.
Além de ser muito útil para a segurança dos
profissionais de saúde, evitando o risco de contágio, o robô também vai ajudar
na redução do uso de EPIs – o que ainda é um problema mundial – e também na
otimização do tempo, fazendo com que mais pacientes sejam atendidos. Em
próximas etapas, cujo fluxo está sendo definido, haverá a interação da família
com o paciente através do robô e comunicação institucional.
Conferência
A telemedicina também será facilitada, pois o
robô poderá ir até o leito, vê todos os parâmetros ventilatórios e as
medicações que estão sendo utilizadas. “A troca de informações com colegas
especialistas em outros hospitais do Brasil ou de outros países vai ser
facilitada quando precisarmos discutir um caso quando a evolução do paciente
esteja muito acima do habitual. Essa interação será para dar ao nosso paciente
o que há de melhor no mundo”, destacou o médico.
Assessoria de Imprensa