quarta-feira, 3 de junho de 2020

Sindalcool destaca em nota benefícios econômicos e sociais do etanol


Semana do Meio Ambiente

Nota

Neste momento em que se discute a retomada econômica, esclarecemos que a agroindústria sucroenergética, mantém o abastecimento de etanol combustível, e álcool 70 % para uso hospitalar, além da produção de açúcar e cogeração de eletricidade.

Este setor econômico, impulsiona a economia da Paraíba e do país, porque melhoramos a qualidade de vida dos nossos trabalhadores e suas famílias. Apoiamos o futuro do país por meio da produção do etanol combustível para substituir a gasolina fóssil. E fazemos do combate à poluição, a nossa prática. A nossa posição é espelhada no artigo que segue abaixo, e para ratificar o nosso compromisso com a qualidade de vida das pessoas. O Sindalcool se solidariza com o Governador João Azevedo na recuperação do equilíbrio financeiro do estado.

A principal proposta para a sustentabilidade econômica e ambiental das indústrias produtoras de etanol combustível do Estado da Paraíba é pela elevação imediata da alíquota da gasolina para pelo menos 35% estabelecendo uma diferença de ICMS de 10% com o etanol. O combustível poluente deve ser onerado em razão dos custos sociais que acarreta. Ou se faz um reconhecimento das advertências da Organização Mundial da Saúde em relação a qualidade do ar, ou teremos pandemias ainda piores como alertam os profissionais médicos infectologistas.

João Pessoa, 03 de Junho de 2020
Edmundo Barbosa
Presidente Executivo

Cerca de 90% da população do planeta vive em locais com a qualidade do ar abaixo do recomendado

Jacyr Costa Filho
01/06/2020 – 01:00

A Covid-19 nos trouxe diversos percalços, mas também muitos aprendizados. O primeiro é que a sociedade já deveria ter elevado a preocupação com a saúde pública. E não me refiro a estarmos preparados com leitos de hospitais, mas, sim, para evitarmos doenças. A poluição, principalmente a do ar, é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população do planeta vivem em locais com a qualidade do ar abaixo do recomendado. A instituição também estimou que a poluição é responsável por 7 milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo. No Brasil, especificamente na capital paulista, a poluição é responsável
Por 12% das internações hospitalares, segundo o Instituto de Estudos
Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Alguns cientistas apontam que a queda da poluição que acontece durante a quarentena é tão acentuada que, se estivéssemos com os índices atuais antes da pandemia, milhares de vidas seriam salvas, pois o mal é responsável por provocar e agravar quadros de doenças respiratórias em todo o planeta.

Para a Escola de Saúde Pública de Harvard TH Chan, em Boston, existe ligação direta entre taxas mais altas de mortalidade pela Covid-19 com a poluição. As cidades com a pior qualidade do ar, por exemplo, possuem até 15% mais chances de morte pela doença que lugares mais limpos.

Em Nova York, as emissões de monóxido de carbono de automóveis diminuíram 50% em comparação ao ano passado, segundo a Universidade Columbia, no período de isolamento social. Na capital mais poluída do mundo, Nova Délhi, na Índia, foi registrada queda de 71% nos níveis de particulados – de 91 microgramas de partículas por metro cúbico (μg/m3) para apenas 26. Em novembro do ano passado, a cidade atingiu Cerca de 700 μg/m3, quando foi declarada emergência de saúde pública devido aos perigosos níveis de poluição, de acordo com o serviço meteorológico do país.

Segundo pesquisa publicada pelo físico Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP), em 2017, a gasolina aumenta em 30% a emissão de nanopartículas que entram nos pulmões, o que compromete o sistema respiratório. Ainda, segundo a pesquisa, se São Paulo trocasse os Endereço: R. Antônio Rabelo Júnior 170 - Piso P1 Sala 007, Miramar, João Pessoa - PB, 58032-090 - Telefone: +55(83) 3513-1800 combustíveis fósseis da frota veicular por etanol, haveria uma redução de 50% nos índices de poluição. Em seu ciclo completo, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar, no Brasil, proporciona uma redução de até 90% de emissões de CO em relação à gasolina. Pela sua origem vegetal, a fotossíntese absorve o gás carbônico da queima do produto. Desde 2003, já foram evitadas emissões de 603 milhões de toneladas de CO na atmosfera brasileira – o equivalente ao plantio de 4 bilhões de árvores.

Graças ao etanol, a maior metrópole da América do Sul, São Paulo, tem registrado ar mais limpo, com o advento dos carros flex fuel. Em 2001, a cidade chegou a emitir 59 μg/m3 de material particulado. Hoje, são 29 μg/m3, na média anual, bem mais próximo ao indicado pela OMS, que é de 20 μg/m3. Já tivemos uma grande evolução, mas ainda temos muita oportunidade para melhorar. O Brasil é o segundo maior produtor de biocombustíveis, atrás dos Estados Unidos. E dispõe de infraestrutura para distribuição dos combustíveis renováveis por meio dos mais de 42 mil postos de combustíveis no país. Só na safra 2019/20, foram produzidos 34,2 bilhões de litros de etanol e quase 6 bilhões de litros de biodiesel.

A solução para prevenir doenças respiratórias existe e está disponível no Brasil há 40 anos. Utilizar mais biocombustíveis é uma das maneiras mais eficazes de se combater a poluição atmosférica. O exemplo brasileiro poderá ser copiado em países em que a poluição do ar é um grave problema, como a já citada Índia e a China. Portanto, quando “tudo isso acabar” – uma das expressões mais lidas e ouvidas em matérias e lives, imbuída da esperança de retorno às atividades cotidianas –, é importante que não nos esqueçamos de que o álcool salva vidas, não apenas na hora de higienizarmos as mãos, mas também quando abastecemos os nossos automóveis.

Jacyr Costa Filho é membro do Comitê Executivo do Grupo Tereos e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp


Assessoria de Comunicação