Imagina ficar sem poder ver alguém querido
que está doente num hospital e em isolamento. Só o fato de supor essa situação,
já dá um frio na barriga, imagina ter que encarar esse momento. Isso é o que
está acontecendo com os parentes de pacientes diagnosticados com a Covid-19 e
que precisam se internar para tratar da doença. Altamente contagiosa, a
Covid-19 requer um isolamento rígido, por isso os doentes, inclusive idosos e
crianças, não podem ter acompanhantes enquanto se tratam. Para atenuar essa
angustia, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos,
implantou um setor específico para cuidar desta questão: a Unidade de
Comunicação Familiar (UCF).
E é justamente o serviço da UCF que está
amenizando a saudade e a angústia da família do aposentado Hilton Martins
Medeiros, de 75 anos, que desde o último dia 15, está sob os cuidados da equipe
do isolamento Covid, do Hospital de Patos. A filha do paciente, a Sra. Idelvita
Medeiros Santos, já falou com o pai em vídeo chamada e elogiou a iniciativa do
hospital. “É um serviço ótimo, porque a gente não pode visitar, ficar perto,
acompanhar, não pode ver, enfim, essa vídeo chamada tranquilizou todo mundo e
foi muito bom poder não apenas conversar com meu pai, mas, também vê-lo e ter a
certeza de que ele está sendo bem tratado”, disse Idelvita elogiando a
iniciativa do hospital.
A diretora geral do Complexo, Liliane Sena,
reforça que a implantação do serviço na unidade melhorou o fluxo de informações
entre a instituição e os familiares dos pacientes. “Com a criação e implantação
da UCF, nós conseguimos aperfeiçoar essa rotina de repasse de informações para
os familiares dos pacientes com Covid-19 e temos recebido muitos elogios pela
iniciativa”, diz Liliane, lembrado que o serviço é restrito aos pacientes do
isolamento, porque todos os demais ficam com acompanhantes. Ela ressalta ainda
que as vídeo chamadas não são rotina da UCF, mas, que, eventualmente, as
transmissões poderão ser feitas, caso a caso.
Antes da implantação da UCF, as informações
do quadro e evolução dos pacientes eram repassadas de maneira presencial, pelo
médico do setor Covid, que em determinado horário do dia cumpria essa rotina de
forma individual com os familiares dos pacientes. Mas, essa sistemática sofria
reiteradas mudanças, porque em alguns momentos marcados, o médico tinha que
atender uma intercorrência, atrasava e não tinha a regularidade que a unidade
pretendia estabelecer. Além disso, os familiares de pacientes que não moram em
Patos também ficavam com dificuldades de estar na unidade no horário marcado
para poder participar deste momento diariamente.
A UCF funciona de domingo a domingo, com
plantões diurnos, com a disponibilidade de um profissional plantonista que
fica, exclusivamente, com essa missão de levantar o histórico e quadro clínico
de cada paciente, através de seu boletim médico, e ligar para as famílias e
passar as informações mais atualizadas sobre a situação do paciente. Quando o
paciente tem condições de falar, é feito a vídeo chamada, como foi o caso do
Sr. Hilton, nesta segunda-feira (22), que permanece internado e se recuperando
numa enfermaria do isolamento Covid.
Assessoria