quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ética; Após escândalo de compra de pesquisa Correio divulga 14% de vantagem para Maranhão

POLÍTICA: 15/04/2010 - Pesquisa que será divulgada no próximo domingo apresentará o governador com cerca de 14% de vantagem. A ascensão do governador José Maranhão (PMDB) nos números apresentados pelas pesquisas eleitorais divulgadas pelo Sistema Correio de Comunicação, pode significar a interferência da secretária de Comunicação, Lena Guimarães, no resultado das pesquisas.

Depois das denúncias divulgadas pela imprensa paraibana, com gravação da fala da própria secretária, sobre o envolvimento de Lena Guimarães na compra de resultados de pesquisas, uma fonte da cúpula peemedebista garantiu ao portal PolíticaPB, que a pesquisa que será divulgada no próximo domingo apresentará o governador com cerca de 14% de vantagem em relação aos outros pré-candidatos.

Na primeira pesquisa realizada pelo Instituto Consult, publicada no Jornal Correio da Paraíba no dia 10 de março deste ano, José Maranhão apareceu com 40,1% das intenções de voto, enquanto Ricardo Coutinho (PSB) somou 32,6%, o que resultaria numa vantagem de 8%, aproximadamente.

O fato curioso em relação a esta primeira pesquisa se deu quando, no dia 2, antes da publicação, os apresentadores do Sistema Correio, Marcos Marinho e Morib Macedo acabaram vazando números que seriam da pesquisa a ser publicada. Os números eram diferentes dos que foram publicados. Segundo Morib, o senador Cícero Lucena (PSDB) apareceria com 8% da intenção de votos e o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) com 43%, cinco pontos à frente do governador José Maranhão (PMDB), que estaria com 38%.

Já a segunda pesquisa, também publicada no Jornal Correio, esta no dia 21 de março e realizada pelo Instituto Vox Populi, apontou vantagem de 12 pontos percentuais do governador José Maranhão (PMDB) sobre o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), na corrida eleitoral 2010 ao Governo da Paraíba. Maranhão apareceu com 44% das intenções de votos dos paraibanos contra 32% de Ricardo. Já o nome de Cícero Lucena (PSDB) apareceu com 8%.

Ilana Almeida