Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH) realizarão a capacitação de 250 gestores de 201 municípios, para atualizar cadastros e efetivar novas adesões ao ProJovem Adolescente. O Encontro Estadual de Capacitação do ProJovem Adolescente acontecerá de 25 a 27 deste mês, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.
Os gestores receberão capacitação para implantar o programa, informações sobre o termo de adesão, reoferta e reprogramação de vagas e orientações sobre o Sistema de Gestão (Sisjovem). Na Paraíba, o ProJovem Adolescente funciona em 201 municípios, que recebem por cada grupo de 25 jovens R$ 1.256,00 por mês para efetivação do programa.
O ProJovem Adolescente oferece serviço socioeducativo a jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social. O serviço é referenciado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e podem participar ainda jovens que cumprem medida socioeducativa de internação ou em meio aberto, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.
Segundo a secretária Giucélia Figueiredo, as capacitações ampliam as competências dos participantes, a partir da compreensão da concepção e metodologias de trabalho no âmbito do serviço socioeducativo, na perspectiva de uma intervenção qualificada, com alcance de melhores resultados e impactos das ações implementadas em benefício da juventude.