quarta-feira, 20 de maio de 2009

Queda no FPM em maio assusta prefeitos do Sertão

CIDADES: 20/05/2009 - As constantes quedas que vêm sendo registradas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vêm assustando os prefeitos de todo o Brasil. No Alto Sertão, a diminuição de recursos é tamanha que no caso de Sousa o valor líquido da parcela do dia 20/5 foi de pouco mais de 72 mil reais.

"Para se ter uma idéia, o duodécimo da Câmara Municipal de Sousa é de cerca de 180 mil reais, ou seja, na parcela do dia 20, a prefeitura de Sousa recebeu menos da metade do que tem que repassar para Câmara. Vale ressaltar que em um esforço concentrado a Prefeitura de Sousa repassou o valor do duodécimo no último dia 18/5", diz nota da Prefeitura de Sousa.

Nas cidades vizinhas a situação não é muito diferente. Cidades como Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Vieirópolis, Marizópolis, Nazarezinho e Lastro receberam entre 27 e 29 mil reais da parcela do FPM do dia 20.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PTB), disse que somente com honestidade, zelo pela coisa pública e determinação poderá continuar pagando salários em dia e realizar obras, pois é muito difícil administrar com poucos recursos.

“Na parcela do dia 10 nós esperávamos receber 1 milhão líquido, mas recebemos pouco mais de 600 mil reais líquidos, já descontados Fundeb, parcelamento do INSS etc. devido ao débito de mais de 23 milhões de reais deixado pela administração passada” declarou o prefeito.

No inicio do mês de maio foi aprovada medida provisória que visa socorrer os municípios. O socorro, de mais de 1 bilhão de reais, só chegaria a partir do mês julho, e segundo alguns prefeitos, esta medida não supriria todo o prejuízo que os municípios tiveram durante este ano, tendo em vista que muitas cidades, a exemplo de Sousa, já pagam o novo piso salarial dos professores, além do aumento do salário mínimo que entrou em vigor a partir de fevereiro deste ano. Fonte: Ascom PMS