quinta-feira, 28 de maio de 2009

O filme O SONHO DE INACIM, foi lançado em 02/Maio/09 no IV CINEPORT em João Pessoa

CULTURA: 28/05/2009 – Imagem: Divulgação - “O Sonho de Inacim" será lançado ás 19hs00 de amanhã, sexta-feira (29), na casa de recepções La Fiesta em Cajazeiras.

O lançamento do filme foi um sucesso. A tenda Andorinha do CINEPORT, superlotou. Um público estimado em 700 pessoas aplaudiu a exibição. Contou com a presença dos atores Zé Dumont, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Gabriel Batistuta, o diretor de fotografia Stefan Hess, o editor Marcos Vinicius, o diretor de arte Sacha Teixeira, produtores, assistentes e grande elenco que foi ovacionado pelo público.

O Diretor Eliezer Rolim começou o seu discurso de apresentação dizendo:

"Agradeço a poderosa presença de Deus que me deu força, energia e muita perseverança para atravessar nove anos de luta e produzir um longa-metragem na Paraíba". Em seguida apresentou toda a equipe e agradeceu a dedicação e emprenho ao projeto. Concluiu dedicando o filme.

"Dedico este filme a meu tio padre, que me criou. Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho. Ele que foi o verdadeiro aprendiz do Padre Rolim. Meu amado tio não pode estar aqui fisicamente esta noite, como diz Guimarães Rosa - ele se encantou durante a pós-produção. Mas, acreditem! Ele está aqui e está feliz. Estendo esta dedicação a todos aqueles que se empenham na arte de educar pessoas e em especial aqueles professores das primeiras letras, da primeira linguagem. Aqueles que sabem conjugar o verbo educar com o verbo amar".

O SONHO DE INACIM – O APRENDIZ DO PADRE ROLIM, nova realização de Eliezer Rolim, foi lançado no IV CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que aconteceu entre os dias 1 e 10 de maio, em João Pessoa.

Rodado em 2006, em três diferentes cidades da Paraíba - Aparecida, Cajazeiras e João Pessoa – O SONHO DE INACIM reúne elenco nacional e paraibano, com nomes de destaque como José Wilker, José Dumont e como os paraibanos Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Gabriel Batistuta, Edílson Alves, Fernando Teixeira, Ravi Ramos, Cida Costa, entre outros. “O Sonho de Inacim” envolveu, entre equipe técnica, elenco e figurantes, mais de 300 Pessoas.

O filme, cuja avant-première na Paraíba acontecerá no respeitado Festival, com trilha sonora de Chico César, é o primeiro longa-metragem dirigido por Eliezer Rolim no audiovisual, após o curta-metragem Luzia e a Vaca Andorinha (2007) e o média-metragem Eu Sou o Servo Ibiapina (2000).

“Realizar a avant-première no CINEPORT vai ser maravilhoso. Será a única exibição Hors Concours do Festival. Além de ser “O primeiro longa-ficção” totalmente em modo digital da Paraíba, o filme promove o resgate da memória da História do nosso Estado, na figura do Padre Rolim. Poder exibi-lo em primeira mão na cidade de João Pessoa em um grande Festival nos deixou muito feliz”, comenta o diretor Eliezer Rolim.

“O processo de gravação foi muito intenso. Rodamos em Cajazeiras, que é minha terra e a de Eliezer também. Foi fantástico ver ao atores de lá envolvidos nessa produção, reencontrar muitas pessoas com quem começamos a fazer teatro e de repente estarem participando de uma produção de Eliezer que pra mim é uma referência no teatro e no cinema”, diz Marcélia Cartaxo.

O ator José Dumont também se mostra envolvido com essa produção de Eliezer, reconhecendo sua importância para o cinema paraibano. “Acho o roteiro muito, e mais do que isso, acho esse trabalho de Eliezer fantástico por ter a essência da nossa terra, pois é uma produção paraibana, sobre uma história paraibana e rodada na Paraíba, que conseguiu agregar muitos profissionais daqui. Isso é muito louvável, além do que Eliezer é uma pessoa muito talentosa e culta”, revela. Da Redação com Assessoria