terça-feira, 26 de maio de 2009

Cajazeiras/PB poderá ser sede de Centro de Tratamento de Epilepsia (CTE), com recursos em torno de 54 milhões de dólares oriundos de ONG holandesa

SAÚDE: 26/05/2009 – Imagem: Júnior Barreto - Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, na noite de ontem, segunda (25), foi orquestrada pelo renomado paraibano ex-paciente de Epilepsia, João Henrique, presidente da ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE EPILEPSOA DO ESTADO DA PARAÍBA, com sede à Avenida Celina Alves de Arruda, 111, centro - Emas/PB.

João Henrique informou bastante entusiasmado que a Paraíba poderá ser sede do primeiro Centro de Tratamento de Epilepsia do Nordeste; “no Brasil temos: 01 no Rio Grande do Sul, 01 no Paraná, 01 em Santa Catarina, totalizando três nos estados do Sul, 01 no Estado de São Paulo em Ribeirão Preto, 01 em Goiânia/GO, 01 Brasília/DF, outro no Estado de Minas Gerais, totalizando apenas o7 centros em todo o país”, afirmou Henrique.

O mestre do assunto esclareceu que Epilepsia não é contagioso, não pega pela “baba” e outras crendices populares. Em alto e bom som a nossa reportagem presenciou a solicitação de empenho de todas as pessoas da sociedade organizada do Estado, entre deputados: estaduais, federais, três senadores e todos os 223 prefeitos dos municípios paraibanos; “façam com que a população tome conhecimento sobre Epilepsia”.

Segundo informações de João Henrique bastante esclarecedoras naquela sessão, uma cirurgia de Epilepsia custa em média R$ 8.000,00 (oito mil reais) e, o Centro recomendado por ele é o de Ribeirão Preto no interior paulista, os custos relativos são: para hospedagem, passagem e outras despesas oriundas, a cirurgia em si é gratuita.

O único estado no Nordeste que tem disponibilidade de equipamentos de última geração para tratamento de Epilepsia é o estado da Paraíba, em João Pessoa na clínica do Dr. Estênio Sarmento e sua equipe lá estão instalados equipamentos que custam em média cerca de 3 milhões de dólares, uma Organização Não Governamental (ONG), holandesa investirá cerca de 54 milhões de dólares num Centro de Tratamento de Epilepsia, que poderá ser instalado em Cajazeiras, realizando em média duas cirurgias por semana, custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, o vereador Marcos Barros, ficou bastante satisfeito com as palavras de João Henrique prometendo todo seu empenho em passar adiante a Minuta á AL do Estado e demais autoridades que lhes forem necessárias. Da Redação