quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Açude seca e jacaré agoniza
CIDADES: 18/09/2008 - Luís Gomes – É cada vez mais preocupante a situação do jacaré que vive num pequeno açude situado às margens da av. Sra. Santana, zona urbana desta cidade. Conforme já foi mostrado aqui neste site, o réptil que mede cerca de dois metros de comprimento, encontra-se perturbado com as constantes ameaças oferecidas por caçadores e crianças que passam próximos ao local onde mora o animal.
O IBAMA da cidade de Mossoró/RN, já foi informado duas vezes sobre a existência do jacaré e, nas duas comunicações, eles prometeram vir capturar o bicho para levar ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS), que fica perto de Natal. Mas até esta data, nada foi feito para salva a vida do réptil.
De acordo com informações repassadas a esta reportagem, o jacaré do açude dos herdeiros da família Rocha, não é um único existente no município de Luís Gomes. É comum ouvir relatos de que nos sítios Imbé, Poço de Pedra e Lagoa de Pedras também existem jacarés vivendo naturalmente.
Ninguém sabe ao certo como os animais chegaram a serra de Luís Gomes, mas relatos dão conta que foi um militar aposentado que trouxe há cerca de 20 anos, um casal de jacaré para um açude aqui da cidade. Aguiberto Morais - Luis Gomes/RN