sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Hyundai confirma montadora em SP e adia sonho na Paraíba

PARAÍBA: 19/09/2008 - Imagem: Arquivo - O governador Cássio Cunha Lima, (PSDB), bem que tentou trazer para a Paraíba, a montadora da Hyundai, mas seu colega de partido, José Serra, levou a melhor e conseguiu garantir mais uma fábrica de automóveis para o estado de São Paulo. O governador do Esatdo de São Paulo, e o presidente mundial da Hyundai, Jae-Kook Choi, assinaram nesta quinta-feira, 18, um protocolo de intenção para a construção de uma fábrica em Piracicaba, no interior paulista. No mês de junho, Cássio manteve uma audiência com o presidente Lula para pedir apoio para trazer a fábrica para a Paraíba, mas a grande estrutura já montada em São Paulo, aliado a grandes incentivos fiscais, pesaram na decisão da gigante coreana.
A construção da fábrica no interior do Estado deve gerar 1.600 empregos diretos e produzir 100 mil automóveis por ano a partir de 2011, segundo as expectativas da montadora. A Hyundai, em parceria com o grupo CAOA, já tem uma unidade no Brasil - inagurada em janeiro de 2007 em Anápolis, Goiás, que produz a linha de caminhões urbanos de carga HR.
Cho,i afirmou que a montadora pretende desenvolver um carro no segmento popular para o mercado brasileiro. "Não vamos trabalhar para fazer um carro barato, mas um carro de qualidade", disse Choi.
O dirigente da companhia adiantou que o novo modelo deve competir com veículos na faixa de R$ 25 mil e R$ 30 mil, e descartou, entre gracejos, a possibilidade de fazer carros populares como a indiana Tata, que faz os carros mais baratos do mundo.
De acordo com Choi, a empresa vai priorizar a produção de veículos pequenos especialmente para o mercado nacional na nova fábrica. "Em uma segunda fase, ampliaremos o número de modelos para exportação aos países vizinhos", planeja o presidente da companhia.
Segundo o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), "municípios como Santa Bárbara d'Oeste, Limeira e São Pedro também devem ser beneficiados com o acordo". Ele estima que pelo menos dez fábricas de autopeças devem se instalar na região a partir do próximo ano.
Para se instalar na cidade a Hyundai recebeu dez anos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além da infra-estrutura a ser montada na área. O governo paulista, em parceria com o município de Piracicaba, planeja a construção de uma Escola Técnica Estadual (Etec) e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec), que ajudarão no fornecimento de mão-de-obra para a fábrica. Por usa vez, a empresa coreana vai acompanhar de perto a montagem do currículo escolar.
As contratações serão graduais até 2011 e podem começar já no ano que vem para o desenvolvimento do projeto do carro popular.