quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Marcondes denuncia parcialidade da Polícia e pede tropas federais
POLÍTICA: 18/09/2008 - Sousa-PB - O deputado federal Marcondes Gadelha (PSB) defendeu na tarde desta quarta-feira (17) a convocação de tropas federais para Sousa, em razão do que chama de "facciosimo" da Polícia Militar nas eleições municipais.
Entrevistado pelo programa Correio Debate (98 FM), o deputado argumenta ainda que a 'simples presença' de tropas federais servirá também para esfriar os ânimos exaltados tanto de candidatos como de correligionários.
Marcondes Gadelha trouxe aos estúdios da Correio duas fotografias (veja a reprodução a seguir) que ilustrariam o envolvimento de policiais e agente penitenciário na campanha do candidato apoiado pelo governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Uma das fotos mostra policiais com uma viatura adesivada. A outra, um homem armado em pleno palanque do adversário dos Gadelha. Detalhe: o cidadão portando arma é agente penitenciário lotado em Patos, mas está à disposição da campanha de uma coligação em Sousa.
O deputado lembrou que o Tribunal Regional da Paraíba (TRE) julga nesta quinta-feira (18) o pedido feito pelo juiz da Comarca de Sousa para o envio das tropas federais. Mas a solicitação estaria embasada apenas e tão somente na insuficiência de homens e meios para um policiamento adequado. O problema maior, lembrou Marcondes, é o envolvimento partidário de policiais numa campanha eleitoral.
O deputado federal disse ainda que manteve um encontro na manhã de hoje com o secretário de Segurança Pública do Estado, Eitel Santiago, para apresentar as fotografias que denunciariam aquele envolvimento. Eitel comprometeu-se a apurar a denúncia de parcialidade dos policiais.