domingo, 28 de setembro de 2008

Adolescente diz ter assassinado e enterrado jovens

POLICIAL: 28/09/2008 - Sem demonstrar arrependimento, rapaz de 16 anos confessou o crime na Polícia. Segundo ele, agiu por vingança. "Fui eu que matei os dois caras com dois tiros na cabeça de cada um. Depois enterrei eles. Foi minha vingança porque eles tentaram me matar antes." O relato é do menor F., 16 anos. Ao lado de sua advogada, Socorro Landim, ele se apresentou, na manhã de ontem, no 6º DP (Messejana) e confessou ter assassinado os jovens João Felipe Alves do Nascimento, 16; e Diego Ferreira de Sousa, 18, cujos corpos foram encontrados, na tarde de anteontem, enterrados em covas rasas num campo de futebol. Os crimes ocorreram no Parque Iracema, na Grande Messejana. Franzino e de aparência dócil, F. contou ao delegado Paulo César Cavalcante, com detalhes e sem demonstrar nenhum remorso, como praticou o duplo homicídio. F. disse que retornava do Lago Jacarey, na noite da quinta-feira (18), na companhia dos comparsas, que identificou apenas como ´David´ e ´Danilo´, após um assalto frustrado a uma residência, quando avistou Felipe e Diego no campo de futebol. “Como eu estava armado, foi fácil dominar os dois. Eles tinham tentado me matar faz um mês, com seis tiros, e eu, então, não quis perder a chance de me vingar. Mandei eles deitarem no chão, amarrei as mãos e os pés e amordacei os dois. Meus amigos arranjaram uma pá e uma enxada. Levei três horas pra cavar o buraco onde ia enterrar eles´, relatou. Antes de assassinar Felipe e Diego, F. teria mandado os dois se ajoelharem e rezar. “Eles pediram pra não morrer, mas eu não quis papo.” Em seguida, com a ajuda dos colegas, F. jogou os rapazes no buraco e disparou dois tiros na cabeça de cada um. “Depois, fechei o buraco e fui pra casa, na Rua Leão Veloso”, continuou. De acordo com o adolescente, as duas vítimas faziam parte de uma gangue da comunidade São Bernardo, na Grande Messejana. Os dois seriam usuários de drogas e teriam tentado matá-lo, há cerca de um mês, por ele integrar uma gangue rival, do Parque Iracema. “Antes eles do que eu. Não tenho remorso pelo que fiz e faria tudo de novo. Eles mereciam morrer.” F. resolveu se apresentar na delegacia a pedido de sua família, que estaria sendo ameaçada por três rapazes colegas de Felipe e Diego. Depois de ouvido pelo delegado Paulo César Cavalcante, F. foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), no bairro Olavo Bilac. Os colegas do adolescente, também menores de idade, estão sendo procurados pela Polícia na Grande Messejana.