sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Método de ginástica para o cérebro muda vida de aposentados em JP

Aulas propõem ativação da memória, habilidades socioemocionais e autoconfiança

Uma metodologia desenvolvida por especialistas para exercitar o cérebro, por meio de ferramentas pedagógicas, vem ampliando habilidades cognitivas e socioemocionais, contribuindo para o desenvolvimento da atenção, da memória, do raciocínio, da criatividade e da autoestima de crianças, jovens, adultos e, em especial, aposentados de João Pessoa. O método tem ajudado a várias pessoas no fortalecimento das capacidades mentais, ressaltando a qualidade de vida, principalmente nesse período de pandemia, quando muitos destacam a importância da saúde mental.

Os alunos têm comprovado os resultados significativos da ginástica para o cérebro, que, além de ativar a memória, propõe-se a exercitar a autoconfiança e desenvoltura para comunicação e relacionamentos. De acordo com os especialistas, os alunos se tornam mais ágeis, seguros e sociáveis.

Adelaide Araújo Holanda, de 76 anos, é uma dessas alunas. Segundo ela, um dos motivos para procurar o curso foi o esquecimento das palavras, enquanto conversava. “Recebi o convite de uma amiga que já estava fazendo as aulas e resolvi me matricular. Lá, aprendemos muitas coisas sobre desenvolvimento do cérebro, que já não é mais o mesmo na minha idade. A equipe promove momentos de socialização, onde perdemos a inibição. É bem divertido e muito produtivo”, contou.

Já a aluna Fátima Menezes, de 68 anos, diz que o método a levou a encarar desafios que nunca imaginou antes e reconhece como o cérebro precisava dessa ginástica. “Voltar aos jogos de tabuleiro, me interessar por coisas que antes não me despertavam...tornou minha vida bem diferente, participativa, ativa... Muita coisa mudou desde que eu conheci o ‘Método Supera’”, revelou. Fátima ainda disse que as aulas promoveram a perda da sua timidez. “Sou muito feliz por participar das aulas, me sinto privilegiada. Minha mente está mais aberta, tenho mais facilidade para assimilar as coisas, tenho mais facilidade de executar meu trabalho e tudo mudou”, disse.

Há, aproximadamente, dois anos a aposentada Maria do Socorro Pinto, de 74 anos, também conheceu o método, mas, inicialmente, resistiu às aulas, até começar de fato a frequentar as atividades ao ponto de hoje afirmar que não quer mais parar. “É realmente um curso que nos traz benefícios, principalmente para a nossa mente. Através do ábaco, dos jogos, das dinâmicas, tudo isso só nos favorece, desenvolve nossas habilidades motoras e cognitivas. Faz um grande bem, principalmente em se tratando de nossa faixa etária, a terceira idade”, considerou.

De acordo com a pedagoga e uma das primeiras educadoras do ‘Supera’, em João Pessoa, Fabíola Ferreira dos Santos, a equipe trabalha para entregar aos alunos um curso que transforma vidas em âmbitos acadêmico, profissional e pessoal. “Durante todo esse tempo, junto a equipe pedagógica do método, eu tenho me realizado ao ver a mudança na vida de cada um de nossos alunos. Buscamos, através das atividades, levar prazer nesse desenvolvimento pessoal de cada um deles, melhorando sua visão de vida, foco e com alcance de resultados diários”, ressaltou.


Por Positiva Comunicação