terça-feira, 20 de outubro de 2020

Hospital Regional de Patos registra 211 atendimentos no final de semana

O Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um plantão movimentado entre às 18h do dia 16 até as 6h da manhã desta segunda-feira (19). Neste período, a unidade que integra a rede estadual de saúde, registrou 211 atendimentos no setor de Urgência e Emergência, dos quais 26 foram de vítimas de acidentes de trânsito. Dos 26 acidentes, 23 envolveram motociclistas. O plantão de maior movimento foi o do dia 18, quando 94 pacientes foram atendidos na unidade.

Na emergência, os casos envolvendo dor abdominal lideraram as entradas nos plantões deste período contabilizando 28 ocorrências, seguida de acidentes com moto com 23 registros e em terceiro lugar casos de queda da própria altura. Os casos de hipertensão, acidentes com animais peçonhentos, contusões diversas, dificuldade de respirar, dor renal, dor no peito entorse e tontura foram causas mais comuns de atendimentos.

Dos 26 acidentados atendidos na unidade neste final de semana, a maior parte era do município de Patos, com 10 registros. As cidades de Água Branca, Mãe D´água e São Bento registraram, cada uma, duas ocorrências de acidentados encaminhados para o Complexo, enquanto que Cacimbas, Catingueira, Catolé do Rocha, Curral Velho, Santa Teresinha, São Bentinho, São José de Espinharas, São José do Bomfim, Teixeira e Matureia encaminharam, cada uma, um paciente vítima de acidente para a Emergência do Complexo, totalizando os 26 atendimentos. Das vítimas, 18 eram do sexo masculino e 08 do sexo feminino. Além dos acidentes com motos, houve registro de entrada de pacientes vítima de atropelamento, de acidente com bicicleta e também com automóvel, sendo uma ocorrência para cada caso.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca que embora movimentado, o plantão manteve a média de atendimentos/dia do Complexo, que fica em torno de 100 casos. “Somos referência para cerca de 80 municípios da região, e esses dados refletem nosso cotidiano, quando atendemos em média 100 pacientes dia, incluindo ai serviços de Urgência e Emergência, cirurgias de urgência e eletivas e ainda na clínica médica”, afirma o diretor, lembrando que o Complexo também é referência na realização de exames de imagens, já que é dotado de um Centro de Imagem específico para esse fim, equipado com Tomógrafo de 16 canais.


Assessoria