POLÍTICA: 15/09/2010 - Questionado sobre as denúncias que apontam manipulações de
resultados de pesquisas eleitorais da Paraíba, o deputado federal Rômulo
Gouveia, candidato vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito
Ricardo Coutinho (PSB), foi enfático: “Eu já fui vítima disso. Nas
eleições para prefeito de Campina (Grande) em 2004, as pesquisas,
inclusive o Ibope, apontavam que eu seria o vencedor e, quando as urnas
foram abertas, eu fui derrotado”.
Rômulo, que foi entrevistado na tarde desta quarta-feira na rádio 100.5 FM Líder lembrou o histórico de erros cometidos pelos institutos de pesquisa na Paraíba. “Em 86, o Ibope apontava vitória de Marcondes Gadelha e quem ganhou foi Burity. Em 90, as pesquisas indicavam uma vitória de Wilson Braga sobre Ronaldo Cunha e o vencedor foi o poeta”, observou o companheiro de chapa de Ricardo Coutinho.
“Em 94, as pesquisas diziam que Lúcia Braga ganharia as eleições e o vencedor foi o saudoso Antônio Mariz. Em 2002, os institutos diziam que Cássio venceria no 1º turno, mas Roberto Paulino levou a disputa para o 2º turno. A partir de então, as pesquisas passaram a apontar uma vitória de Roberto Paulino e quem de verdade foi Cássio. O mesmo aconteceu em 2006, quando as pesquisas apontavam uma vitória de Maranhão e Cássio venceu nos dois turnos. Então, quero dizer que pesquisa que vale mesmo é a do dia da eleição. Muita gente na Paraíba vai se surpreender com o resultado das urnas, mas eu não, pois tenho as informações que tenho me dão a certeza que vamos vencer”, acrescentou Rômulo.
Na entrevista, o deputado deu pistas de qual será seu papel na administração estadual, caso ele e Ricardo Coutinho vençam a disputa pelo Palácio da Redenção nas eleições deste ano. “A parceria feita pelo então prefeito Ricardo Coutinho com o vice Luciano Agra foi extremamente satisfatória. Como vice, Luciano ocupou um pasta (Secretaria de Planejamento) importante na Prefeitura de João Pessoa”, enfatizou o “gordinho”.
“Se o governador entender que posso contribuir de forma ativa, estarei sempre à disposição. Mas, é bom lembrar que essa decisão caberá ao governador Ricardo Coutinho”, completou Rômulo, ao se referir à possibilidade de assumir uma secretaria no Governo Estadual em caso de vitória dele e de Ricardo Coutinho.
Rômulo destacou que conhece bem o funcionamento da máquina do Estado, já que foi secretário e deputado estadual por dois mandatos. “Temos experiência suficiente e a certeza que de que a Paraíba precisa dar um salto em busca do desenvolvimento”, ilustrou. ASCOM