quarta-feira, 15 de setembro de 2010

28% dos cursos de pós-graduação da PB atingem só nota mínima

EDUCAÇÃO: 15/09/2010 - A avaliação trienal dos cursos de pós-graduação no Brasil, divulgada na nesta terça-feira (14) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), revela que dos 83 cursos de mestrado ou doutorado existentes nas universidades da Paraíba, 24 foram avaliados com a nota 3. Isto significa que 28,9% dos cursos de pós-graduação no Estado atingiram apenas a nota mínima exigida para continuar em funcionamento.

Em todo o Brasil foram avaliados 4.099 cursos que fazem parte de 2.718 programas acadêmicos de pós-graduação. A escala de notas vai de 1 a 7, em que os cursos avaliados com nota 1 e 2 são considerados com “desempenho abaixo do padrão” e poderão ser fechados. Como as instituições que tiveram o desempenho considerado fraco ainda podem recorrer para tentar reverter o resultado, a Capes não divulgou os nomes dos cursos nem as instituições onde eles estão sendo oferecidos, mas revelou 2% do total de cursos oferecidos no país não atingiram a nota mínima.

Por outro lado, dois cursos na Paraíba foram avaliados com a nota 6, que juntamento com a nota 7 equivalente ao desempenho dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa. Os cursos foram o de mestrado e doutorado em Física, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e os de mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Além destes, outros cinco cursos na Paraíba foram avaliados com a nota 5, atribuída para cursos com "alto nível de desempenho" e maior nota para programas de pós-graduação que só disponibilizam mestrados.

Clique aqui
e veja os resultados obtidos por todas as universidades do país.

Natália Xavier