quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Chuvas fortes dão previsões de “bom inverno” à região de Cajazeiras

CIDADES: 22/01/2009 - Imagem: Jr. Barreto - Por volta das 15hs40 da tarde de ontem, quarta (21), uma forte chuva escureceu na cidade de Cajazeiras, avisando ao homem do campo, para preparar o arado, os objetos de preparo da terra, as sementes e, aguardar a hora certa de fincar a esperança no chão. Segundo informações de Adalberto Nogueira, agrônomo e estudioso de assuntos climáticos, a partir de 20 de janeiro de cada ano, dá para ter uma previsão em relação ao período chuvoso do semi-árido nordestino.
Bem nessa época se forma na Amazônia brasileira “rios aéreos” se deslocando para o Sul do País, chegando ao Nordeste, com menor intensidade, caso chova o limite de águas na região que é aproximadamente de 650 a 750 mm, “teremos um bom inverno”. Afirmou.
O estudioso Adalberto concluiu – “E se chover (03) três ou (04) quatro vezes o agricultor pode plantar, que a terra estará pronta para germinar a semente, pois, com essa quantidade de chuva umedeceu o solo”. A quantidade de chuvas caídas sobre o município é equivalente á pouco mais de 90 mm, segundo estimativas e previsões extra-oficiais dos profetas sertanejos, teremos um bom inverno. Da Redação