sábado, 17 de janeiro de 2009

Vereador de Ipaumirim quer cela especial e a condição para legislar

POLICIAL: 17/01/2009 - Imagem: Portal Miséria - Cansado da cela comum o vereador de Ipaumirim/CE, Vanderlan Jorge Leandro, o "Vando" (PTB), 39 anos, por seus advogados, está requerendo um lugar mais confortável.
Ele está preso na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte/CE, desde o último dia 26 de novembro e pleiteia o direito de aguardar uma posição da Justiça numa cela especial. Quase dois meses após ser eleito. A Polícia Federal encontrou em áreas que seriam de propriedade de "Vando", cerca de duas toneladas de maconha, além de uma roça da droga. Por isso, está sendo acusado de tráfico de drogas.
O direito à cela especial é para pessoas graduadas o que não é o caso do vereador. Entretanto, os seus advogados buscam essa condição pelo caminho de se tratar de uma autoridade por ter sido empossado no cargo no primeiro dia deste ano. O período legislativo na Câmara Municipal de Ipaumirim se inicia em fevereiro e "Vando", está preocupado diante do desejo em desenvolver o trabalho a que se propôs em prol do município e a sua população.
Dessa forma, está pleiteando ainda na Justiça o direito de participar das sessões legislativas. Para tanto, teria que ser recambiado pela polícia todas as semanas entre Juazeiro do Norte e Ipaumirim.
Um entrave nas suas pretensões pode ser o Regimento Interno da Câmara Municipal que veta a participação em plenário de pessoas que respondem crimes. Como nada tem a ver com a justiça comum e a eleição de "Vando" teria sido legítima, o Cartório Eleitoral o diplomou no dia 16 de dezembro.
O juiz eleitoral de Ipaumirim solicitou a sua presença no município e o vereador foi levado pela polícia para receber o diploma 20 dias após, ser preso pela Polícia Federal, no Fórum Jáder Santana Nogueira, ele foi acolhido como herói diante de muitos aplausos.
Desde que a notícia do seu suposto envolvimento com o tráfico de drogas foi divulgada, não parou de receber comentários de pessoas pró e contra Vanderlan Jorge Leandro. Uma enquete feita mostra a descrença popular em punições e 71% acreditam que ele cumprirá seu mandato normalmente. Da Redação com
MORTE NO TRÁFICO - No dia 18 de dezembro, novos fatos voltaram a incriminar o vereador quando supostos comparsas pernambucanos, que se encontravam na área, foram perseguidos e presos. Eles teriam dito à polícia que a droga pertencia a Vando. Foi quando a PF encontrou, no Sítio Serrinha, mais 500 quilos de maconha pronta para a venda. A invasão à área teve o apoio da Polícia Militar e, já no município de Aurora, um deles tombou morto na troca de tiros com a polícia, enquanto dois foram presos.
No primeiro dia do ano, Vando foi empossado vereador. A autorização para que o vereador acusado de ser traficante fosse empossado, foi dada pelo desembargador de plantão no Tribunal de Justiça do Ceará, João Byrom de Figueiredo Frota. O mesmo determinou ainda que ele fosse conduzido com uma escolta numa viatura da Polícia Militar. Os seus advogados estão tentando transferi-lo para a cadeia de Ipaumirim, onde, mesmo preso, teria mais facilidade de participar das sessões. Da Redação com Portal Sobral