sábado, 10 de janeiro de 2009
Estado vai nomear 370 agentes penitenciários concursados
PARAÍBA: 10/01/2009 - Os primeiros 370 agentes de segurança penitenciária aprovados em concurso público que abriu vagas para o Sistema Prisional do Estado serão nomeados até a próxima quinta-feira (15), segundo informou ontem o secretário da Cidadania e Administração Penitenciária, Pedro Adelson, acrescentando que outras turmas de concursados de ambos os sexos estão em formação na Escola de Gestão Penitenciária do Estado, em João Pessoa.
As aulas práticas acontecem no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Mangabeira, aos sábados, nos turnos da manhã e tarde. O curso começou em 10 de novembro e será concluído no próximo 31 de janeiro, sob a responsabilidade da Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária do Estado.
O concurso público para 2.000 vagas de agentes de segurança penitenciária foi realizado no dia 8 de junho do ano passado, com cerca de 30 mil candidatos concorrentes. Na seqüência, houve a segunda etapa do concurso, a avaliação psicológica. A terceira e última etapa do concurso é o Curso de Formação (concluído por vários aprovados), que está sendo ministrado na Escola de Gestão Penitenciária (aulas teóricas), de segunda à sexta-feira, situada à rua Jesus de Nazaré, s/n, Jaguaribe, João Pessoa.
O curso de formação é ministrado em cinco etapas com 120 alunos, cada, totalizando os mais de 600 futuros agentes. O curso é dividido em quatro módulos: Administração Penitenciária; Saúde e Qualidade de Vida; Segurança e Disciplina; Relações Humanas e Reinserção Social. Na área prática as disciplinas: equipamento de proteção e tiro defensivo; e defesa pessoal que inclui armamento, munição e tiro.
Na disciplina Administração Penitenciária os futuros agentes estudam sobre o estatuto do Servidor Público; Direito constitucional; Direito Processual Penal; e Redação Oficial. No módulo saúde e qualidade de vida serão vistas as disciplinas: Primeiros Socorros; e Atenção e Saúde Mental. Na parte de segurança e disciplina os futuros agentes estudam Gerenciamento de Crises; Procedimentos de Disciplina; Direitos Fundamentais do Preso; e Rádio-Comunicação.
No quarto e último módulo o curso de formação apresenta as disciplinas: Mediação de Conflitos; Comportamento Humano e Instituição Carcerária. A Escola de Gestão Penitenciária do Estado da Paraíba foi projetada em 2005 e instalada no dia 10 de setembro de 2007, oportunidade em que teve início um curso para 35 diretores de presídios da Grande João Pessoa e 45 agentes penitenciários da Capital. De acordo com Pedro Freire, diretor da escola, o órgão dispõe de estrutura para treinamento permanente de 120 servidores da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária. Fonte: A União