quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Terceiro dia do Festissauro tem documentários sobre cangaço, vítimas poliomielite e filmes com nomes de peso do cinema nacional

O terceiro dia de Festissauro acaba sendo um dos mais aguardados do festival. Simplesmente temos início das mostras completivas no Cinema Municipal e continuidade da mostra filmes de longa metragem convidados.

A programação no Cinema Municipal do Centro Cultural Professora Dodora, tem início as 14hs com a exibição do documentário Paulo e Eliana. Com direção Neide Duarte e Cauê Angeli, o documentário foi gravado durante13 anos, tempo em que acompanhamos a vida de Paulo e Eliana. Os dois foram vítimas da poliomielite quando eram crianças. Paulo e Eliana eram tetraplégicos e dependiam de respirador artificial para viver. Passaram a vida no Hospital das Clínicas de São Paulo. Apesar de tantas dificuldades trabalharam, estudaram, viajaram.

No Cinema Municipal, a programação continua no período da noite, a partir das 19h, com a solenidade de abertura do evento e, em seguida, a exibição dos filmes mostra competitiva Nacional, Rastro do Boi e da Ema. Entre as produções cinematográficas estão os filmes de curta metragem “A sombra da Terra”, do diretor Marcelo Domingues, e “O aniversário do Seu Lair”, de Dácio Pinheiro, que abrigam em seus elencos os atores Paulo Betti, Tânia Alves e Tonico Ferreira. Na Programação também consta os curtas “Vão das Almas”, “Ventos do Verão” e “Retrato do Artista Quando Coisa”.

Mostra itinerante continua nesta quarta-feira

Dentro da Mostra Velho do Rio de filmes convidados será exibido o documentário Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil! A exibição do filme acontece as 19, na praça do bairro Zu Silva, em Sousa.

Com direção do cineasta Marcelo Felipe Sampaio e roteiro do jornalista Moacir Assunção, o filme conta a história dos Nazarenos, moradores do distrito de Nazaré do Pico, cidade de Floresta (PE), que enfrentaram Lampião, a Coluna Prestes e a polícia de Pernambuco nos primeiros anos do século XX. Eram os únicos combatentes que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1897-1938) temia, tanto que tentou por várias vezes fazer acordos de paz com eles, recebendo de volta a frase-título deste.

O 6º Festival de Cinema do Vale dos Dinossauros conta com o patrocínio CAGEPA, Lei Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura e Governo da Paraíba, Ministério da Cultura e Governo Federal

Confira a Programação de Hoje

Quarta-Feira, DIA 14 DE AGOSTO DE 2024

MANHÃ

Horário: 9h

PAULO E ELIANA

Documentário

Duração: 77min

Direção: Neide Duarte e Caue Angeli

São Paulo-SP

Local: Auditório do CCJS-UFCG

Endereço: BR 230, Sousa-PB

Horário: 10h e 10min

Troca de Ideias


TARDE

 

Horário: 14h e 30min

Filme: PAULO E ELIANA

Duração: 77min

Direção: Neide Duarte e Caue Angeli

São Paulo-SP

Local: Cinema Municipal de Sousa

Endereço: Centro Cultural Professora Dodora

Horário: 15h e 40min

Troca de Ideias


PERÍODO DA NOITE

MOSTRA PASSAGEM DAS PEDRAS

Local: Cinema Municipal de Sousa

Endereço: Centro Cultural Professora Dodora

Horário: as 19h e 30min

Sequência de exibição dos filmes:

 

O ANIVERSÁRIO DO SEU LAIR

Duranção:18min.

Classificação indicativa:10 anos

Direção: Dácio Pinheiro

São Paulo-SP

 

VÃO DAS ALMAS

Duração:15 min.

CIassificação Indicativa: 14 anos

Direção: Edileuza P. de Sousa e Santiago Dellape

Brasilia-DF

 

VENTOS DO VERÃO

Duração:12min

Classificação Indicativa: 10 anos

Direção: Alex Pizano

 

A SOMBRA DA TERRA

Duração: 20 min

CIassificação 10 anos

Direção: Marcelo Domingues

São Paulo-SP

 

RETRATO DO ARTISTA QUANDO COISA

Duração: 5min

Classificação Indicativa: livre

Direção: Filipi Silveira e Larissa Neves

Campo Grande – Campo Grande-MS

 

20h e 40min -TROCA DE IDEIAS COM OS REALIZADORES


Assessoria de Imprensa do Festissauro