Dizer que mesmo com tantos investimentos do Governo Federal, com a valorização dos professores pelo Piso do Magistério, tantos shows pirotécnicos feitos pelo governo municipal de Zé Aldemir e sua ex-secretária de educação, Cajazeiras – vergonhosamente, ainda amarga o índice abaixo da média.
Esperava-se com tantas propagandas, superar este ano os “pequenos” municípios do Alto Sertão. Porém, como podemos observar abaixo:
1. Cajazeiras - 5,7
2. Bom
Jesus - 5,0
3. Cachoeira
dos Índios - 4,7
4. São José de Piranhas - 5,7
5. Bonito
de Santa Fé -
5,4
6. Carrapateira
- 6,7
7. Monte
Horebe - 5,4
8. São João do Rio do Peixe - 4,7
9. Triunfo
- 5,6
10. Santa
Helena - 5,8
11. Poço José de Moura - 5,3
12. Poço Dantas - 6,2
13. Uiraúna
- 4,7
14. Joca
Claudino - 6,0
15. Bernardino
Batista - 5,5
A educação de Cajazeiras sempre fica apenas com as justificativas não convincentes de que os outros são municípios menores e com poucos alunos, no entanto, essa afirmação é inverídica, pois os recursos e investimentos federais vêm de forma proporcional a cada município, para atender os alunos igualmente. Sem falar, que o IDEB, não avalia pelo tamanho do município e, sim pela a qualidade no ensino. Então, fica o questionamento: por que a cidade de Cajazeiras ainda não chegou sequer à nota mínima? Será que tantos abusos de poder que estão sendo denunciados contra a Secretaria de Educação vêm agora mostrar o verdadeiro cenário educacional de Cajazeiras? Tudo muito maquiado, com escolas e fachadas bonitas, contratados e comissionados esbarrando uns nos outros. No entanto, esse é mais um resultado. Cajazeiras abaixo do índice. Reprovado com 5,7.
Redação