A fim de proteger a infância, Igreja Adventista distribui revistas educativas, realiza passeatas e organiza bate papos com público infantil em escolas e parques paraibanos
Para a campanha deste ano, o foco também está no crescimento saudável e seguro das crianças e adolescentes. Todos os dias, de forma silenciosa, inúmeras delas sofrem algum tipo de abuso sexual e, na maioria das vezes, de pessoas próximas. Segundo agências da Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente 1 bilhão de crianças são vítimas de algum tipo de violência, inclusive de abuso. Dados apontam que 88% dos países têm legislação de proteção, mas menos da metade aplicam as leis.
Assim, o objetivo do projeto é despertar a necessidade de atenção e ação. E mostrar para crianças que certos tipos de carinho não são corretos. Além, é claro, de afirmar aos adolescentes que eles não estão sozinhos e podem conversar com pessoas de confiança e denunciar seus agressores.
O QUE ACONTECE NA PARAÍBA?
Embora o dia D da campanha seja 24 de agosto, as atividades já começaram. Nesta terça-feira, 20, às 14h, uma equipe multidisciplinar voluntária do projeto, composta por psicólogos, pedagogos e profissionais de saúde, realiza uma roda de conversa com alunos da Escola Estadual Antônio Pessoa, no centro da capital.
Em Campina Grande, as ações serão no Parque da Criança, na região central, a partir das 15h30 do sábado, 24 de agosto. No local, além da distribuição de folhetos e revistas, terá um flash mob e participação do Coral de Jovens Adventistas da cidade. Em João Pessoa, no sábado, 24, acontece uma mobilização no Parque Arruda Câmara (Bica), a partir das 15h. No local, o grupo que realiza a ação deve trazer a temática para o público infanto-juvenil de forma lúdica e chamativa. O objetivo é tornar o assunto conhecido, apresentar formas de prevenção, educar quanto às formas de denunciar, bem como acolher possíveis vítimas.
REVISTAS DOADAS GRATUITAMENTE
Todos os anos, o Quebrando o Silêncio trabalha sua campanha com três públicos diferentes: crianças, adolescentes e adultos. Dessa forma, materiais específicos são desenvolvidos para cada faixa etária. Este ano, o projeto traz três revistas repletas de informações sobre prevenção, denúncia e acolhimento, que são distribuídas gratuitamente. Para o público adulto, o material reafirma que a infância está ameaçada, traz conselhos de como proteger a criança e como o adulto ferido pode ser restaurado.
Já a revista para adolescentes tem uma linguagem mais dinâmica, que desperta o sinal de alerta, além de orientações de como ser ouvido e a importância de falar. Para o público infantil, uma revistinha alegre e colorida traz uma história em quadrinhos de fácil leitura que aborda o tema de forma simples, lúdica e didática.
Baixe gratuitamente o PDF da Revista Adulto 2024: https://downloads.adventistas.org/pt/ministerio-da-mulher/revistas/revista-quebrando-o-silencio-2021/
Baixe gratuitamente o PDF da Revista Quebrando o Sile2ncio Teen 2024: https://downloads.adventistas.org/pt/ministerio-da-mulher/revistas/revista-teen-quebrando-o-silencio-2020/
Baixe gratuitamente o PDF DA Revista Quebrando o Silêncio Infantil 2024: https://downloads.adventistas.org/pt/ministerio-da-crianca/revistas/revista-infantil-quebrando-o-silencio-2020/
Por Rebbeca Ricarte