domingo, 3 de outubro de 2010

Ibope: arrancada de Ricardo Coutinho tem perfil de tsunami e refaz cenário da disputa de governador na Paraíba

José Maranhão, Ricardo Coutinho e Nelson Júnior: disputa fica mais emocionante no final
José Maranhão, Ricardo Coutinho e Nelson Júnior: disputa fica mais emocionante no final
ELEIÇÕES: 03/10/2010 - A última pesquisa Ibope reafirma uma máxima de décadas: não existe campanha sem acirramento na Paraíba. O Estado é um bolo dividido ao meio e as eleições de 2010 não poderiam dar receita diferente. 

Em menos de duas semanas, Ricardo Coutinho dá um pulo de quase dez pontos percentuais, ficando apenas cinco pontos atrás do governador José Maranhão. Um novo cenário que torna ainda mais indefinido o resultado do pleito neste domingo.

O que mais impressiona na arrancada é que ela não tem apenas um fato específico. A fuga de Maranhão do debate da TV Cabo Branco ajudou, mas a curva crescente já vinha sendo identificada empírica e estatisticamente.

A ausência no debate serviu como fermento. Mas, no fundo, a arrancada tem cheiro de espontaneidade de opção de voto. O eleitorado em todo Estado, até então distante da campanha, em parte pela pouca relação política de Ricardo Coutinho no interior, se posicionou em favor da oposição quando percebeu que era hora de votar em alguém.

Ou seja, quando foi chamado a votar, o eleitorado paraibano passou a redesenhar o cenário de 2006, quando o bolo da Paraíba era metade Cássio e metade Maranhão. O ponto positivo para a oposição é que a onda cresceu, como tinha que ser, a partir de João Pessoa, e do litoral, foi se estendendo ao interior.

É exatamente na Capital que Ricardo arrisca a já evidente possibilidade de levar a disputa para o segundo turno, uma vez que o crescimento se verifica em maior ritmo em João Pessoa.

É bom destacar que o Ibope colheu entrevistas no dia 30 de setembro e no dia 1 de outubro. Sem motivos específicos para interromper o avanço, ainda houve espaços para o crescimento deste sábado.

O tsunami de Ricardo Coutinho invadiu a disputa na hora em que mais precisava. Quebrando a lógica da reeleição imbatível. E revelando um novo cenário, muito parecido com a vitória de Veneziano Vital do Rego, em Campina Grande, na eleição de 2004.


Curtas

Cássio: tão popular quanto o Ficha Limpa

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) apareceu na pesquisa Ibope com 53% da intenção de votos dois dias antes do pleito, levando em consideração o último dia de coleta. Isso significa 1,3 milhão de votos em toda Paraíba. O mesmo número de brasileiros que assinaram, em todo o País, o projeto Ficha Limpa.

A verdade sobre a Consult
 
O Sistema Correio da Paraíba divulgou a pesquisa Consult, apontando diferença de oito pontos de Maranhão para Ricardo. Resolveu divulgar assim que soube quais os números da pesquisa Ibope.

Efeito Ibope provoca sinalização de adesões

Assim que os números do Ibope saíram, os telefones de assessores de Ricardo Coutinho começaram a tocar. Lideranças políticas insinuavam adesão. Em breve, nomes serão divulgados.



Luís Tôrres