quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Ave que apareceu em Luís Gomes, não tem raça definida
CIDADES: 13/11/2008 - Imagem: Alguiberto Morais - Luís Gomes – Galinha ou guiné? Ainda não se sabe ao certo. Mas uma ave que se encontra no Sítio Quati, Zona Rural de Luís Gomes, vem chamando a atenção dos moradores do povoado que fica a cerca de dois quilômetros da sede do município.
De acordo com Rildo Linhares, a galinha-guiné que ele trouxe do Estado de Alagoas pode ter sofrido uma mutação das duas espécies. Já que a ave tem fortes semelhanças, entre galinha e guiné. Ele conta que assim que viu a galinha, ou melhor o guiné, no meio do bando, logo percebeu que tinha algo de estranho nela. Pois a ave tem cabeça de galinha, penas de guiné, pés de galinha e cantado que perece de um urubu.
A pigmentação da pele é predominante de um guiné. “Ao ver aquela ave, não tive dúvida, essa galinha não é igual as que conheço. Foi aí que me veio a idéia de comprar e trazer para minha cidade”, disse o vereador. Para tentar esclarecer o caso, Rildo foi atrás da palavra de dois profissionais na área animal.
George Barbosa, veterinário da cidade de São Miguel/RN, disse ao vereador que podia se tratar de uma mutação das duas espécies de aves. Já Geraldo Barbosa Cavalcante, veterinário na cidade de Luis Gomes/RN, foi mais cauteloso com o caso. Disse que ela apresenta característica de uma ave de rapina, pois tem uma curvatura no final do bico, típico de predador carniceiro.
Mesmo assim, não quis arriscar em dizer a raça certa da ave, só disse que podia ser nativa do Estado da Bahia. Perguntado se podia ser uma mutação em virtude de um cruzamento das duas espécies citadas, o veterinário respondeu que não. “Não tenho conhecimento deste tipo de cruzamento ou mutação”, respondeu.
Geraldo ainda disse que ave tem se mostrado estéril, já que durante o tempo que está na casa do vereador, ela não cruzou e nem botou ovos. Neile Barbosa, esposa do atual dono da galinha-guiné, nos disse que nem a ex-dona da galinha sabe como ela apareceu no meio do bando. “O povo aqui tem é medo dessa galinha, ela é muito estranha”, brincou.
Enviado por ALguiberto Morais