quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cássio anuncia visita de delegação russa do Tatarstão à PB

POLÍTICA: 19/11/2008 - Imagem: Arquivo - A Paraíba receberá, entre os dias 26 e 28, a visita da delegação russa do Tatarstão, como resultado da visita que o governador Cássio Cunha Lima fez àquela república em maio deste ano. O anúncio foi feito durante seu programa semanal Boa Tarde Paraíba.
Segundo Cássio, esse é o segundo momento da visita que fez ao Tatarstão que vai garantir o prosseguimento das negociações que estão em curso com vistas a atração de investimentos russos na área industrial, bem como a promoção de um intercâmbio cultural e científico com as universidades paraibanas. “Esse é o desdobramento daquela visita e tenho certeza que teremos extraordinários resultados, como parcerias com as universidades para que tenhamos a capacidade de ampliar as fronteiras da Paraíba, olhar e pensar grande, alargar os horizontes do nosso Estado”, destacou.
O governador Cássio Cunha Lima comentou que a Paraíba tem uma nova realidade com o início em breve da exploração do petróleo da Bacia do Rio do Peixe. Como o refino de petróleo é uma das principais atividades econômicas do Tatarstão, ele comentou que a grande luta do Estado será a instalação de uma refinaria.
A missão russa, chefiada pelo ministro da Economia da República do Tatarstão, Safiullin Marat, permanecerá três dias na Paraíba para conhecer o Estado e ter uma idéia do seu desenvolvimento sócio-econômico.
Também integram a delegação o reitor da Universidade de Kazan, Dyakonov German; o assistente do ministro da Economia, Diyarov Ilnur; os diretores adjuntos do Centro de Estudos das Perspectivas econômicas da Academia de Ciências da República do Tatarstão, Zdunov Artion e Platonov Igor; o presidente da Alstar Oil, Sazukhin Andrey; e o seu consultor Blokhin Valery.
O Gabinete do Governador, juntamente com as Secretarias da Educação e Cultura, do Planejamento e Gestão e do Turismo e do Desenvolvimento Econômico estão desenvolvendo propostas de agenda, que prevê visita ao Gabinete do Governador e às Universidades públicas – Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande, além de reuniões com técnicos, apresentação de dados sobre a situação econômica e os principais indicadores da Paraíba, visita aos Distritos Industriais de João Pessoa e Campina Grande e ao Parque Tecnológico, bem como aos principais pontos turísticos da Capital.
Prefeitura de Patos substitui árvores comprometidas - A Prefeitura Municipal de Patos (PMP), através da Secretaria do Meio Ambiente, fez a substituição de cinco algarobas do canteiro central da Rua Horácio Nóbrega, no Bairro Belo Horizonte. A medida faz parte do Programa de Arborização Urbana da cidade.
Procon orienta pais sobre listas escolares - Com a proximidade do ano letivo 2009, é importante que o consumidor conheça seus direitos quanto aos abusos dos itens contidos na lista de material escolar distribuídas nas escolas. O Procon orienta os pais para ficarem atentos e analisarem cuidadosamente os itens de toda a lista.
Oficina de eletricidade básica - A Casa Brasil da Prefeitura de Campina Grande prorrogou o prazo para as inscrições da oficina de eletricidade básica. As inscrições ocorrerão todas as semanas enquanto houver disponibilidade do instrutor e interesse da comunidade. O curso terá inicio dia 18/11 e é gratuito, como todas as atividades promovidas pela Casa Brasil.
Empréstimos de cerca de U$120 mi ao Estado - O secretário da Articulação Governamental, Inaldo Leitão esteve reunido com o advogado geral da União, José Antonio Dias Toffoli para tratar sobre processos de empréstimos do Governo da Paraíba de cerca de US$ 120 milhões, cujos recursos estão previstos para o próximo ano.
Cássio acredita na postura do TSE em garantir defesa do vice - O governador Cássio Cunha Lima disse acredita na postura do Tribunal Superior Eleitoral em garantir espaço para a defesa do vice-governador José Lacerda Neto no processo que está previsto para ser julgado quinta-feira naquela Corte eleitoral. Em decisão recente, o TSE entendeu que o vice-governador deve ter direito a se defender no processo, havendo uma mudança na interpretação da norma, da lei no País, recentemente.
Deputado defende CPI para os institutos de pesquisas - O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) defendeu durante entrevista a uma rádio da Paraíba, a criação de uma CPI na Câmara Federal, para investigar os institutos de pesquisa. O pedido para a criação da CPI já foi entregue à Mesa da Câmara pelo deputado Ricardo Barros(PP-PR), vice-líder do governo Lula, contendo 183 assinaturas, de onde só eram necessárias 171, afirmou o deputado Raniery Paulino.