quinta-feira, 20 de novembro de 2008
"Ninguém toma decisão dessas com sorriso", diz ministro após cassar governador da PB
POLÍTICA: 20/11/2008 - Imagem: Arquivo - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto (foto), afirmou nesta quinta-feira que o senador José Maranhão (PMDB-PB) será empossado como governador em substituição a Cássio Cunha Lima (PSDB). A posse ocorrerá assim que for publicada a decisão (acórdão) do tribunal definida hoje por unanimidade.
"Ninguém toma uma decisão dessas com um sorriso nos lábios. Mas são as regras do jogo político", afirmou o ministtro. O acórdão deve ser publicado nos próximos dias.
Os sete ministros do TSE aprovaram na noite de hoje a cassação dos mandatos do governador de Cunha Lima e de seu vice, José Lacerda Neto (DEM). Os dois são suspeitos de utilização de programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, via cheques, em um processo denominado Caso Fac (Fundação de Ação Comunitária).
Os advogados de defesa do governador e do vice informaram nesta quinta-feira que entrarão com ações no STF (Supremo Tribunal Federal) na tentativa de preservação dos mandatos de ambos.
As denúncias contra Cunha Lima e Lacerda Neto se referem ao chamado Caso Fac, que trata de suposto uso político de programas assistenciais da entidade. Segundo o processo, foram distribuídos 35 mil cheques para eleitores de baixa renda anexados a propaganda de governo.
As irregularidades teriam sido cometidas durante ano eleitoral de 2006, por intermédio de um convênio firmado entre a Fac e o Fundo de Combate à Pobreza.
Fonte: RENATA GIRALDI da Folha Online, em Brasília