sábado, 15 de novembro de 2008
Secretário destaca que atração de empresas impulsionou PIB da PB
PARAÍBA: 15/11/2008 - Imagem: Arquivo - Atração de empresas e apoio à economia informal impulsionaram o PIB paraibano.
Presente também ao anúncio do PIB na Delegacia do IBGE, o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Roberto Braga, demonstrou também entusiasmo pelos números revelados em relação ao desempenho da Paraíba.
Na avaliação de Braga, dentre outras razões, os dados refletem os resultados dos estímulos e investimentos feitos pelo Governo do Estado na economia local.
“O PIB reflete a saúde da economia, e na Paraíba ela cresce em todos os segmentos. O Governo Estadual não permite que nenhum setor fique carente”, observou ele, acrescentando que existe ainda uma idéia extremamente importante: o apoio do Estado para que os empresários caminhem com as próprias pernas.
O papel do Estado, nas gestões do governador Cássio Cunha Lima, tem sido de liberar crédito e buscar verbas junto à União para cumprir sua função social em áreas importantes como saúde, educação e segurança. De qualquer forma, Roberto Braga acha também fundamental a política de atração de novos investimentos para a Paraíba, nos últimos anos, como fator de crescimento econômico.
“O governador Cássio tem mantido uma postura ousada em sua política fiscal para atrair investimentos privados”, assegura Roberto Braga, destacando ações como a instalação de nova unidade do Moinho Dias Branco em Cabedelo; o apoio para a inauguração de Centrais de Distribuição do Carrefour e da expansão da Alpargatas em João Pessoa e Campina Grande, dentre outras dezenas de empresas incentivadas.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico destacou ainda os investimentos na economia informal. “Pelo menos, 98% do nosso trabalho hoje é para a economia informal. Ninguém cresce sem crédito ou incentivo. Emprestamos o dinheiro com pouca burocracia, de forma rápida e com juros baixos. Isso permite que essas pessoas cresçam sem cair nas mãos dos agiotas”, observou, ressaltando a importância de programas como o Capacitar e o Meu Trabalho. Fonte: Governo do Estado