quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lula não virá à Paraíba neste segundo turno. Presidente encerra campanha de Dilma em PE e depois vai ao CE


O SONHO ACABOU: Lula não virá à Paraíba neste segundo turno. Presidente encerra campanha de Dilma em PE e depois vai ao CE

Lula e Dilma prestigiam governadores do PSB no segundo turno

NOTÍCIAS: 20/10/2010 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o encerramento da campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no próximo dia 28, com um comício na praça do Marco Zero, centro de Recife (PE).

O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), após reunião com Lula. “O presidente confirmou comigo que fará o encerramento da campanha no dia 28, lá no Marco Zero. Ficou definido também com [governador do Ceará] Cid Gomes uma ida ao Ceará”, disse.

Segundo Campos, Dilma não estará presente no comício de Pernambuco porque vai participar, na mesma noite, do debate da TV Globo com os presidenciáveis. O governador afirmou ainda que Lula está confiante em um vitória no segundo turno e espera uma vantagem para Dilma de seis pontos percentuais em Minas Gerais.

A vantagem no estado é disputada pela petista e pelo adversário tucano José Serra, porque Minas é o segundo maior colégio eleitoral do país. Tradicionalmente os candidatos que ganham em Minas saem vitoriosos nas eleições.

Campos disse ainda que os militantes petistas já estão nas ruas no Nordeste para apoiar Dilma. “Estamos conscientes que estamos começando uma boa semana para a campanha. Um momento em que a nossa militância efetivamente está começando essa reta final com muito ânimo, está indo às ruas. Todas as pesquisas e acompanhamentos estão dando sinais de melhora”, afirmou.

TRANSNORDESTINA

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, e os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), do Piauí, Wilson Martins (PSB), e do Ceará, Cid Gomes (PSB) se reuniram com Lula nesta manhã, no Palácio do Planalto, para falar do andamento das obras da ferrovia Transnordestina. Segundo Eduardo Campos, o presidente fará uma visita a um trecho da obra no dia 10 de dezembro. O governador disse que Lula pediu que todos os trechos da ferrovia sejam contratados até o dia da visita.

“O presidente pediu que no dia 10 fossem contratados os últimos trechos que estavam faltando, que sejam contratadas empresas de engenharia para fazer a obra. Serão os trecho 8 e 9, que é a chegada ao Porto de Suape, e o trecho no Ceará, que é a chegada ao porto de Peçanha”, afirmou. SUDESTE E NORDESTE

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta terça-feira (19) que o foco da campanha de Dilma Rousseff nestas últimas duas semanas do segundo turno serão as regiões Sudeste e Nordeste. O partido convocou ainda uma mobilização nacional da militância para o dia 27 de outubro, dia do aniversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da vitória nas eleições de 2002. A Executiva do PT se reuniu nesta terça em Brasília para discutir os rumos da campanha.

Segundo o presidente do PT, é preciso buscar votos no Sudeste, mas o partido tem de buscar ampliar a vantagem que as pesquisas dão a Dilma no Nordeste. “O Sudeste é prioridade até porque é o grande colégio eleitoral, mas o Nordeste não pode ser deixado de lado, temos vantagem lá e uma perspectiva de aumentar a vantagem”.

Dutra destacou a esperança do PT de que a militância possa garantir a vitória de Dilma. “Nós decidimos que o dia 27 será o dia nacional de mobilização da nossa militância em todo o Brasil, com atos, caminhadas, carreatas e comícios para dar a arrancada final para a vitória”.

O líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), afirmou que a avaliação do partido é que a agenda negativa que retirou votos de Dilma e reduziu sua vantagem nas últimas semanas já foi encerrada. “Nós estancamos essa agenda negativa e ruim para a sociedade e estamos agora numa tendência de crescimento nessa reta final, agora é aumentar a militância. O sinal amarelo que tínhamos na semana passada foi bom para mobilizar, mas já estamos em retomada do crescimento”.

Apesar do otimismo, a campanha ainda não conseguiu fechar o texto final dos “13 pontos” que deverão ser divulgados como programa de governo. Segundo Dutra, faltam alguns ajustes e o lançamento deve acontecer até quinta-feira. Ele afirmou que os pontos todos que serão divulgados já vem sendo usados na campanha eleitoral, sobretudo no horário eleitoral gratuito de televisão.

G1