quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Centro de Defesa das Mulheres emite Nota de Repúdio contra secretário municipal de juventude, esporte e lazer de Cajazeiras

Conhecido como um homem agressivo e bastante violento, o secretário municipal de juventude, esporte e lazer de Cajazeiras, Francisco Elmo Lacerda dos Santos se envolveu mais uma vez em grande confusão que acabou na delegacia de polícia local.

De acordo com informações de testemunhas, o referido secretário teria se desentendido com uma colega de trabalho no interior de uma repartição pública e acabou agredindo a servidora.

Em (21) de dezembro de 2016, Elmo Lacerda foi detido e preso em flagrante pela Polícia Militar do 6º BPM, acusado de quebrar móveis e objetos da residência do namorado de sua mãe e não fosse o suficiente, o mesmo agrediu violentamente seu padrasto.   

 

Abaixo, a íntegra da nota:

 

Nota Pública de Repúdio aos Agressores de Mulheres em Cajazeiras

 

O Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Souza e a Marcha Mundial das Mulheres, Núcleo Fátima Cartaxo, vem a público denunciar e repudiar as atitudes agressivas e violentas cometidas no dia quatro de setembro de 2020, pelo Secretário Municipal de Esportes, Elmo Lacerda, contra uma Funcionária Pública Municipal dentro do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. O Secretário além de agredir a vítima desrespeitou uma instituição séria que atua em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Esta é a segunda vez que vem a público este tipo de violência institucional cometida contra as mulheres, por pessoas que ocupam cargos de confiança na equipe gestora da Administração Municipal de Cajazeiras. Exigimos respeito às mulheres e que o Administrador Municipal de Cajazeiras aplique a punição devida com a perca do cargo ao Secretário Agressor e não venha punir a vítima como aconteceu no caso de violência cometida por assessores da gestão atual contra a ex-coordenadora do CRAM, Francilma Mendes, também vítima do machismo e de agressores de plantão pagos com os recursos públicos.

A violência institucional contra as mulheres se caracteriza como crime e grave problema a ser enfrentado, trazendo inúmeras consequências à sociedade, bem como, sequelas psicológicas e físicas às mulheres vítimas dessa violência. Cabe ao Município combater a violência contra as mulheres em todas as instâncias e não permitir que seus agressores repitam práticas machistas, sexistas, opressoras e criminosas.

É preciso romper o silêncio quanto à violência institucional contra as mulheres praticadas no interior da administração pública. O assédio moral e as ameaças dirigidas pelo secretário a funcionária do CRAS não podem ser relativizados pela gestão municipal. A Marcha e o CDM – Márcia Barbosa denunciam esta violência e cobram ação efetiva da administração pública quanto ao compromisso de enfrentamento a violência contra as mulheres no Município de Cajazeiras. É inadmissível que um agressor permaneça na função de secretário após agredir, humilhar e ameaçar publicamente uma mulher no seu ambiente de trabalho. A não punição deste agressor é a conivência com as práticas de violência institucional praticadas por ele e a falta de compromisso com o enfrentamento a violência contra as mulheres.

Punição aos agressores! É Pela Vida das Mulheres!

 

Cajazeiras, 09 de setembro de 2020.

 

Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Souza.

Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Fátima Cartaxo

 

Assessoria