.

.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Executiva Nacional do PSB aprova início de fusão com o PPS

Em reunião extraordinária, a Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou, quase que por unanimidade (com apenas um voto contrário), pelo início do processo de fusão entre PSB e Partido Popular Socialista (PPS). O encontro aconteceu na sede do PSB, em Brasília-DF, na última quarta-feira (29/04).

Carlos Siqueira, presidente Nacional do PSB, destacou o ganho para o Partido como para a sociedade com a união dos dois partidos, já que o PPS também tem uma trajetória histórica de reconhecimento nacional. “Vamos construir juntos essa nova trajetória”, disse.

“Nós estamos oferendo à sociedade brasileira uma nova força de esquerda democrática, progressista, que ocupará um espaço no espectro da política nacional”, salientou Siqueira.

Os membros da executiva Nacional presentes no encontro destacaram também a trajetória histórica do PSB, que tem compromisso com o Brasil desde a sua fundação, com marcos de liderança como Miguel Arraes, Eduardo Campos e a continuidade com o atual presidente da sigla, Carlos Siqueira.

Logo após a reunião na sede do PSB Nacional, Carlos Siqueira e o presidente do PPS, Roberto Freire, concederam entrevista coletiva à imprensa na Câmara dos Deputados.

O presidente socialista explicou que o PSB passará ainda por três etapas antes da aprovação final do processo de fusão. Siqueira se reunirá com os presidentes estaduais do PSB e com as bancadas federais na Câmara e no Senado. Além disso, haverá Congresso Nacional Extraordinário em junho para aprovar a fusão.

O PPS também realizará Congresso no mesmo dia para autorizar a união. Se a fusão se confirmar, a nova legenda será a quarta maior bancada na Câmara, atrás do PMDB, PT e PSDB. No Senado será a quarta bancada igualando-se ao PDT, atrás apenas do PMDB, PT e PSDB.

Veja os números abaixo:

 PSBPPSTOTAL
SENADORES060107
DEPUTADOS FEDERAIS341145
DEPUTADOS ESTADUAIS692392
GOVERNADORES030104
PREFEITOS444124588
VEREADORES396918625831
FILIADOS ATIVOS639 mil153 mil792 mil
  
   


Assessoria de Comunicação do PSB Nacional