quarta-feira, 29 de abril de 2015

Polícia Civil do Alto Sertão realiza com sucesso grande operação - apreende armas, munição e acusados envolvidos

Foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (29), pela Polícia Civil de Catolé, em operação conjunta com as seccionais da cidade de Sousa e Cajazeiras, para dá cumprimento a mandados de busca e apreensão, com objetivando apreender armas e munições.

Tomando a frente da ação policial - estavam a delegada Seccional, Patricia Fernandes Forny e os delegados Dr. James Cilkeno, Sheldon Andrius e Carlos Seabra, além do Grupo Tático Especial – (GTE),  de Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras.

Ainda de acordo com os agentes envolvidos na referida operação - diligências foram cumpridas, com base em levantamentos anteriores realizados pelas equipes da inteligência da 18ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, com sede em Catolé do Rocha, concentrando-se na região de São José do Brejo do Cruz. No tocante, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão,  que resultou na apreensão de armas de fogo e muita munição; dentre espingardas de calibres variados e revólveres.
Em flagrante delito foram presos: Francisco Mário Saraiva dos Santos, o “Chico Mário”,  residente na Fazenda São José - Zona Rural de São José do Brejo do Cruz, com quem foi encontrado dois revólveres e, 23 munições ‘calibre’ 38, além de um cartucho calibre 12; os irmãos Francisco Railton da Cruz, o “Iltinho” e, Francisco Raido da Cruz, residentes à Rua Pedro Araújo – em S. J. do Brejo do Cruz, que mantinham em seu poder armas de fogo. Com os mesmos foram encontradas uma arma longa, [espingarda calibre 32] e, farta munição e acessórios tipo cartucheiras, luneta, pólvora.

Outro fato que chamou atenção – numerosos uniformes ‘camuflados’, usados para ações em mato aberto e noturnas. Os irmãos foram autuados pela guarda compartilhada, Cosmo de Oliveira Régis, investigado na ação policial. Ele tinha em seu poder diversas munições de calibre 32, constituindo crime de posse de artefato de arma de fogo.

Em seguimento às diligências, na Fazenda Mulungu, Zona Rural do Município de São Jose do Brejo do Cruz, onde reside o pai dos irmãos “Iltinho” e Francisco Raildo, fora autuado ainda Júlio César Garcia dos Santos, por posse de uma espingarda calibre 28. No local também reside Djavan Pereira Matias, desta feita, um rifle, calibre 44, com numeração raspada e uma espingarda calibre 32. No entanto, o delito alça novos patamares, haja vista, o rifle tratar-se de arma de uso restrito e com numeração raspada, elementos que impedem que fiança fosse arbitrada pelas autoridades judiciárias.

Importante salientar que para a legislação penal, a posse de armas, munições e outros artefatos constituem o mesmo delito, podendo ou não ser afiançáveis. O calibre a condição da arma encontrada - apresentando numeração raspada por exemplo .

A ação foi considerada exitosa, tendo resultado na prisão em flagrante de cinco indivíduos, nos quatro alvos realizados. Destaque-se que a Polícia Civil da 18ª DSPC – Catolé do Racha, vem sofrendo modificações, tendo nova gestão e atenção prioritária da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, tendo recebido agentes e delegados para compor seus quadros.



Assessoria – Polícia Civil do Estado da Paraíba