.

.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Assentadas de Areia aproveitam produção de banana e aprendem a beneficiar fruto

A banana é o fruto mais produzido nos lotes do Assentamento Socorro, localizado em Areia, município do Brejo Paraibano, e para aproveitar a grande produção, além de buscar alternativas de renda as agricultoras do assentamento realizaram um curso de beneficiamento do fruto, onde aprenderam a fazer bala de banana, doce de banana de corte, doce cristalizado de banana, brigadeiro de banana e banana chips. O curso foi realizado por 20 agricultoras, que formaram o grupo “Mulheres Unidas para Vencer”, que pretende começar a produção para comercializar na região.

Uma das assentadas que realizaram o curso, Maria Isabele Cardoso da Costa, falou sobre o aprendizado que obteve durante as aulas e sobre a experiência de vendas que já tiveram durante as aulas, quando levaram banana chips e doce de banana de corte para comercializar em feiras da região e os produtos tiveram uma aceitação muito boa. Maria Isabele disse que, junto com as demais, vai levar adiante o projeto e acredita que em breve poderão mudar o nome do grupo para “Mulheres Unidas que Venceram”.

Os produtos, que levam o nome de “Doces Socorro”, em referência ao nome do assentamento, também deverão mudar de nome, passando a se chamar de “Doce Sabor”. O curso, encerrado na semana passada, foi promovido pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção), que presta assessoria ao assentamento, em parceria com o Sebrae e foi ministrado pelos instrutores do órgão, Rennan Gusmão e Thaísa Abrantes.

No encerramento, a presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Socorro, Josefa Teixeira, agradeceu à COONAP, através dos técnicos Josino Felipe e Rosângela Mota, pela realização do curso, que foi muito proveitoso e vai representar para as agricultoras uma alternativa de renda. Posteriormente, através da elaboração de projetos feitos pelos técnicos da cooperativa será instalada na sede da associação uma Unidade Demonstrativa.



Karina Araújo
Assessora de imprensa
8845-4015/9941-2112