.

.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Pleno do TJ aprova votos de aplausos ao senador Vital do Rêgo e ao empresário Raimundo Lira

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou, por unanimidade, votos de aplausos, respectivamente, ao senador Vital do Rêgo Filho e ao empresário e suplente de senador Raimundo Lira. As proposituras foram feitas pelo juiz convocado Marcos Coelho de Salles e pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, na sessão ordinária desta quarta-feira (3).
A primeira homenagem ao parlamentar é em virtude da indicação do senador paraibano, Vital do Rêgo, para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao propor o voto, o magistrado Marcos Salles destacou os trabalhos desenvolvidos pelo senador em benefício do Estado e da magistratura nacional. O magistrado, também, fez questão de enfocar que o gabinete de Vital esteve permanentemente aberto as reivindicações das associações dos magistrados da Paraíba e do Brasil.
“Enquanto senador, Vital do Rêgo foi um porta-voz dos paraibanos e dos interesses da magistratura estadual”, afirmou o juiz.
Do mesmo modo, o presidente eleito do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, também se acostou a propositura, bem como ressaltou que o primeiro suplente de Vital é o ex-senador Raimundo Lira. “Parabenizo o senador Vital por sua indicação ao cargo de ministro do Tribunal de Constas da União e o futuro senador da Paraíba, Raimundo Lira”, disse.
Vital – Com 63 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, o Plenário do Senado aprovou, nessa terça- feira (2), o nome do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Após aprovada no Senado, a indicação será encaminhada para aprovação da Câmara dos Deputados. “Garanto se tornar escravo dos princípios que regem a Constituição”, afirmou o parlamentar ao ter seu nome aprovado para cargo no TCU.
Nascido em 1963 em Campina Grande, Vital do Rêgo é, além de político, advogado e médico. Foi vereador em sua terra natal (1989-1995), deputado estadual por três mandatos (1995-2007) e deputado federal (2007-2011). Nas eleições de 2010, elegeu-se senador com 869.501 votos.
Seu mandato de senador pela Paraíba, que começou em 2011, encerra-se em 2019. Se for aprovado pelo Plenário da Câmara, ele será o segundo paraibano a ocupar o cargo no TCU.
Lira – Raimundo Lira é economista, empresário e político. Lecionou Economia Brasileira na Universidade Regional do Nordeste, hoje UEPB, e foi vice-presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado da Paraíba S/A – Paraiban.
Em 1986 lançou sua candidatura a senador pelo PMDB, sendo eleito, contra a candidatura de Wilson Braga ao mesmo cargo. Em 1994 candidatou-se novamente, mas não conseguiu se eleger, ficando no cargo até 1995. Voltou a política em 2010 quando foi eleito suplente do Senador Vital do Rego Filho.

Por Marcus Vinícius