sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ricardo recebe visita do futuro presidente do TCE

O governador Ricardo Coutinho recebeu em audiência, na última sexta-feira (27), na Granja Santana, o atual vice-presidente do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conselheiro Arthur Cunha Lima, que assume a presidência do órgão no próximo dia 13 de março.  Durante a visita de cortesia, o conselheiro falou sobre as suas expectativas na gestão do Tribunal de Contas e importância da manutenção do bom nível de diálogo e harmonia entre os poderes instituídos para que a Paraíba avance cada vez mais.

O governador Ricardo Coutinho agradeceu o convite e destacou a importância do Tribunal de Contas na orientação, julgamento e controle da transparência das contas públicas. Ele desejou sucesso ao novo presidente e destacou que o Governo do Estado estará aberto a construir parcerias com o TCE no sentido de aprimorar a aplicação dos recursos públicos.

O conselheiro Arthur Cunha Lima assume a presidência no dia 13 de março com a aposentadoria compulsória do atual presidente Umberto Silveira Porto, que completa 70 anos.   “Viemos em deferência ao governador Ricardo Coutinho entregar em mãos o convite para a minha posse e do vice-presidente André Carlo Torres para o biênio 2015 e 2016″, disse Arthur.


Ainda durante a visita, foi discutido o papel dos gestores diante da crise que passa o país e o as metas da nova gestão do Tribunal de Contas dando celeridade e eficiência no julgamento das contas. “Vamos juntos com meus pares primar pela celeridade processual para darmos as respostas que a sociedade espera”, adiantou o conselheiro Arthur Cunha Lima.

Secom-PB 

Detento morre eletrocutado após tentar fugir do Serrotão

O preso Cleberson Antônio da Silva, de 28 anos, ficou ferido, na madrugada da última quinta-feira (26/02), após receber uma forte descarga elétrica, quando tentava pular o muro do Presídio do Serrotão, em Campina Grande, no Agreste Paraibano. Ele chegou a receber cuidados médicos, mas não resistiu e acabou falecendo na sexta (27).

Cleberson teve queimaduras de 2º e 3º graus pelo corpo e chegou a ser encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade.

De acordo com informações do hospital, quando o apenado chegou na unidade de saúde já se encontrava com os rins paralisados.
Flagra do momento em que Cleberson sofreu o choque elétrico 
Corpo de Cleberson após a tentativa de fulga
A direção do presídio informou também que outros seis presos tentaram fugir na mesma noite, mas não lograram êxito. Uma investigação está em curso para descobrir detalhes da tentativa de fuga.


Da assessoria
Com MaisPB

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Senador Lira reforça pedido da terceira entrada da transposição para a Paraíba

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), ao conceder entrevista à imprensa paraibana, na última quarta-feira (25), afirmou que, ao assumir o Senado, fez um profundo estudo sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco e que, após essa análise, está pleiteando uma terceira entrada para beneficiar outros municípios paraibanos.

Raimundo Lira explicou que essa nova entrada seria feita no Rio Piancó, fortalecendo o Sistema Coremas/Mãe D'Água, além de beneficiar também o Rio Grande do Norte. "E isso seria bem interessante para todos nós, já que a Paraíba é o Estado do Nordeste que tem a menor capacidade hídrica e merece ser mais contemplado com essa transposição".

O senador disse que manteve contatos com a maioria dos Senadores e deputados federais do Nordeste e pediu que todos ficassem alerta e vigilantes para a questão hídrica nordestina: "Essa falta de água que sempre foi atribuída e existiu no Nordeste; e agora atinge os três estados mais ricos do País, São Paulo, Rio e Minas Gerais, setor, que no passado. Era chamado da Caixa D'Água do Brasil. Alertei a todos para que fiquem atentos para que os recursos da transposição não sejam direcionados, seja total ou parcialmente, para esse Estados, que detém uma força política muito maior que o Nordeste brasileiro".

O peemedebista lembrou ainda que deu entrada em requerimento para criar, para esta legislatura, a Comissão Temporária Externa destinada ao acompanhamento das obras de transposição do Rio São Francisco.

De acordo com informações colhidas pelo senador paraibano junto ao Ministério da Integração Nacional, as obras físicas do projeto de transposição do São Francisco já apresentam cerca de 60% de execução.

O senador lembrou a importância da obra para o semiárido nordestino, pois vai levar água para consumo humano e animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento sócio econômico do Nordeste beneficiando diretamente 390 municípios. Quando estiver pronta, a transposição vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos espalhados pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.


Assessoria de Imprensa
Senador Raimundo Lira

Prefeitura de Cajazeiras inicia pagamento de fevereiro nesta sexta-feira (27)

A sequência da tabela, segundo informações da secretária da Fazenda  Pública, Josefa Vanóbia, será divulgada nos próximos dias.

Datas        Cód.   Secretarias

27/02/2015
                
Aposentados
Aposentados Inativos da Câmara
Pensão Previdenciária
Pensão Alimentícia de Ativos

- Secom 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Radialista Kaliel Conrado usa rede social e agradece Denise pela nomeação para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Cajazeiras



Da redação

Agricultor é encontrado morto na Zona Rural de SJRP, no Alto Sertão paraibano

O agricultor José Lacerda de Araújo, conhecido por "Zé de Manuel Pinote", de 57 anos, foi encontrado morto em uma roça do Sítio Escurinho de Baixo em São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba.

Segundo informações da Polícia Militar, o agricultor estava caído ao solo dentro de sua roça. Possivelmente, o mesmo tenha sido vítima de infarto. 

O fato se deu por volta das 12hs30 desta quarta-feira (25). José Lacerda de Araújo residia no Sítio Nicácio – também na Zona Rural de São João do Rio do Peixe.


Da redação

Entrevista de Suzane Richthofen a Gugu gera briga e revolta na Record

Gugu Liberato reestreia hoje (25) na Record, mas o clima nos bastidores não é de festa. É de guerra. A produção do programa está revoltada com o departamento de jornalismo da emissora, que resolveu reeditar uma entrevista inédita e exclusiva com Suzane Von Richthofen e sua companheira Sandra Regina Gomes (Sandrão) na penitenciária. A reportagem foi mantida em sigilo até para a direção da Record. Somente na última quinta-feira (19) é que a equipe da produtora de Gugu, a GGP, revelou ter uma hora de depoimento com as duas, o que gerou ciúmes dentro da Record, que batalha por uma entrevista com a parricida há dez anos.

Ao ver a entrevista editada pela GGP, Douglas Tavolaro, vice-presidente de Jornalismo da Record, resolveu confiscar o material bruto e o entregou para seus editores de confiança finalizar. A entrevista, que seria apresentada hoje à noite com cerca de 50 minutos, foi dividida em duas partes, que irão ao ar hoje e amanhã (26). Segundo fontes no programa, a nova edição deu à entrevista um tom sensacionalista, que Gugu vinha tentando evitar desde que gravou a reportagem, em 6 de fevereiro. Ao todo, o público verá uma hora e meia de entrevista.

Os chefes do jornalismo da Record estão com orgulho ferido porque a emissora está tentando a entrevista há dez anos, mas Suzane, condenada por assassinar os pais, nunca quis falar com a rede. Revoltados, jornalistas da Record estão espalhando o boato de que Gugu teria pago R$ 2 milhões pelos depoimentos, o que é negado pelos produtores.

A negociação com as presidiárias começou no ano passado. Despois que Suzane e Sandrão aceitaram falar pela primeira vez juntas com um programa de TV, a Secretaria de Administração Penitenciária e a direção do presídio de Tremembé (interior de São Paulo) tiveram de analisar os pedidos e autorizar a gravação.

Nela, Suzane fala da noite do crime e do relacionamento homossexual na cadeia. O conteúdo não tem como ser mudado, mas a edição vai estender ao máximo e fazer bastante suspense seguindo os moldes do jornalismo da Record.

Na GGP, alguns profissionais já pensam em pedir demissão. Outros dizem que não irão mais investir em boas reportagens por medo do “roubo” de conteúdo. A relação entre a produtora e o comando do jornalismo está para lá de estremecida.


UOL

Juiz manda tirar Whatsapp do ar no Brasil inteiro

Uma decisão judicial pode tirar o Whatsapp do ar em todo o país. O juiz Luís Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), determinou que a Vivo “suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial, em todo território nacional em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento o acesso através dos serviços whatsapp.net e whatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos outros domínios que contenham whatsapp.net e whatsapp.com”.

O processo está em segredo de Justiça. As empresas lutam para cassar a decisão judicial antes de serem obrigadas a cumpri-la.


Felipe Patury

Diário Oficial desta quarta-feira (25) trouxe a nomeação de Andrea Coutinho como Subgerente Regional do Procon em Cajazeiras


Prefeitura de Cajazeiras realiza terraplanagem, retirada de entulhos e limpeza de esgotos na Zona Sul de Cajazeiras

Por determinação da prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque e do vice-prefeito Júnior Araújo, duas equipes da Secretaria de Infraestrutura estão realizando serviços de terraplanagem, tratamento de esgotos, retiradas de entulhos e limpeza geral.
Nesta quarta-feira (25), a equipe está realizando serviços na Rua Gabriel Bezerra, e em outras localidades na Zona Sul de Cajazeiras.

A equipe de Infraestrutura também está realizando serviços em toda a cidade através da Operação Tapa Buracos.



Secom

Veneziano e Hugo Motta confirmam com Ministro dos Portos investimentos para o Porto de Cabedelo

O deputado federal Veneziano Vital (PMDB-PB) esteve na última terça-feira (24) com o Ministro dos Portos, Edinho Araújo, discutindo um cronograma de investimentos no Porto de Cabedelo. O parlamentar estava acompanhado do colega de bancada Hugo Motta (PMDB-PB), numa audiência que confirmou para o início de abril a assinatura de um convênio que vai possibilitar obras de sinalização e balizamento do porto.

Segundo Veneziano, a audiência foi muito positiva, já que confirmou o início de um cronograma que irá garantir até R$ 100 milhões na reforma e ampliação do Porto de Cabedelo. Ele afirmou que em abril o Ministro estará na Paraíba para assinar convênio com o Governo do Estado visando o início dos investimentos.

“Este montante (R$ 100 milhões) é a necessidade de investimentos que vislumbramos para o porto. No encontro com o Ministro Edinho Araújo confirmamos que até o início de abril haverá a assinatura do convênio com o Governo do Estado, com a participação do governador Ricardo Coutinho, para garantir as obras de sinalização e balizamento da entrada do porto, com R$ 2 milhões que já estão garantidos”, confirmou Veneziano.

Segundo o parlamentar, estas obras são fundamentais para garantir mais segurança no tráfego de embarcações no porto. “Um problema que denota preocupação é o risco de paralisação das atividades, em função do constante fluxo de embarcações na entrada do proto. A Capitania dos Portos já chamou a atenção para isso e esta obra da sinalização e balizamento da entrada do Porto de Cabedelo vai nos trazer a garantia da continuidade do funcionamento do porto”, disse Veneziano.

Reforma do Cais e Aumento da Profundidade – Na audiência, Veneziano e Hugo Motta também discutiram a ampliação nos investimentos, visando o aumento da capacidade do Porto de Cabedelo em receber embarcações maiores, em relação às que recebe hoje. Segundo Veneziano, uma antiga reivindicação refere-se ao aumento do calado, que é a profundidade na entrada do porto.

De acordo com o deputado, a necessidade é de que o Porto de Cabedelo tenha um calado de aproximadamente 11 metros. “A conclusão da dragagem do porto só se dará com a retirada de uma lombada que fica na entrada, um rochoso que não foi retirado até hoje, garantindo, assim, a profundidade de 11 metros. Só esta ação requer investimentos de aproximadamente R$ 40 milhões”, disse Vené.

O deputado afirmou que vai envidar esforços, junto com Hugo Motta e outros parlamentares da bancada paraibana, para a inclusão dos R$ 100 milhões necessários para a totalidade das obras, no PAC da Infraestrutura. “O esforço nosso será incluir no PAC da Infraestrutura os R$ 100 milhões que são necessários para a reforma do cais, com o fortalecimento da estrutura e a conclusão da dragagem”, disse Veneziano.


Assessoria de Imprensa
Gabinete do Deputado Federal Veneziano Vital – PMDB/PB

Comunicado: Direção do Teatro Ica realizará oficinas para atores com e sem experiência. Leia!

A direção do Teatro Iracles Pires comunica:

Acontecerá nos dias 12 a 15 de março de 2015, em Cajazeiras duas Oficinas de Teatro, sendo:

- Oficina para Atores e Atrizes
Com ou sem experiência anterior.
Ministrada por Daniel Porpino – FUNESC – João Pessoa.

- Oficina para Diretor Teatral
Com ou sem experiência anterior
- Ministrada por Humberto Lopes – FUNESC – João Pessoa

- Local das Oficinas:
Centro Cultural Zé do Norte
Localizado por trás da Biblioteca Pública Municipal

- Período de realização DIURNO e NOTURNO.
Os alunos inscritos e concluintes receberão CERTIFICADO da FUNESC - Fundação Espaço Cultural da Paraíba.

- A idade mínima de 16 anos acima e sem limite de inscrições.

- Local das inscrições:
1º andar da 9ª Gerencia Regional de Educação de Cajazeiras, na sala do Teatro Iracles Pires com Marlene Roberto durante o horário de expediente, solicite a Ficha de Inscrição via e-mail teatroicacajazeiraspb@gmail.com

Informações pelos telefones: 
- (83) Oi: 8828-9610 / Claro: 9323-0296 / Tim: 9633-1684 - falar com Osvaldo Moésia.


- (83) Claro: 9190-5450 / Tim: 9844-8581 - falar com Marlene Roberto.


Ascom

Vereadores da Câmara Municipal irão pedir a volta de um policial militar ao Legislativo cajazeirense

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Cajazeiras – realizadas nas segundas e terças-feiras estão acaloradas e, por esta razão, o Vereador Jucinério Félix (PROS), após a reunião da última terça (24/02), combinou com alguns parlamentares, para que juntos – façam um requerimento e solicitem ao 6º BPM, um policial, para fazer a segurança no Poder Legislativo.

Ainda na referida sessão, vários assuntos foram tratados – logo após a sessão ordinária, o presidente Nilson Lopes deu inicio a uma Sessão Especial para tratar da problemática da saúde no âmbito municipal e regional. O Vereador Ivanildo Dunga (PMN), autor da propositura usou a tribuna e se mostrou insatisfeito pela ausência da Diretora Geral do Hospital Regional de Cajazeiras, a enfermeira sanitarista Edjane Leite, que enviou oficio justificando, o motivo do não comparecimento.

Assuntos outros: O Vereador Alysson Lira (PDT) reclamou do abandono por parte das autoridades municipais do Distrito de Engenheiro Ávidos; o Vereador Marcos do Riacho do Meio (PT) solicitou a resolução da problemática da falta de transporte escolar para alunos da região do Sítio Cocos – além do fechamento de uma escola municipal.

Iniciada uma discussão entre os vereadores Marcos Barros (PSB) e Jucinério Félix, o presidente Nilson Lopes deu por encerrada à sessão especial.


Da redação

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Secretária de educação de Cajazeiras denuncia vandalismo em escola de Engenheiro Ávidos


A Secretária de Educação de Cajazeiras – professora Edna Elba, utilizou-se nessa manhã de terça-feira (24), as redes sociais para denunciar o vandalismo praticado numa escola do Distrito de Engenheiro Ávidos, que a mesma chegou a classificar como maldade, a ação praticada.

Leia abaixo o conteúdo do desabafo!

“A que ponto chegamos! A escola José Antônio Dias localizada em Engenheiro Ávidos foi alvo de vândalos que arrombaram portas, quebraram lâmpadas, jogaram tinta vermelha nas paredes, quebraram a central de água e cortaram parte da energia. Como entender que escola destinada à formação educacional da comunidade possa ser alvo de tanta maldade”?




Da redação

Mulher tira a própria vida por meio de enforcamento usando uma mangueira em Cajazeiras

Foi na manhã desta terça-feira (24), que vizinhos se depararam com uma cena terrível – a anciã, Maria Arlete Dantas Batista, de 57 anos, residente à Rua Luiz Paulo Silva – Bairro da Esperança, tirou sua própria vida por meio de enforcamento.

A idosa utilizou uma mangueira para cometer o tresloucado ato. Ainda de acordo com informações dos vizinhos, a mesma andava introspectiva nos últimos dias e vez por outra reclamava da vida.

Um agente de endemias passava pelo local, por volta das 09hs00 para verificação das condições de uso da caixa d’água e visualizou a mulher pendurada – os vizinhos tomaram conhecimento e chamaram a Polícia Militar.

Uma equipe de peritos esteve no local e providenciou os tramites legais sobre a ocorrência.


Da redação

Com informações e foto: Ângelo Lima 

Secretário de comunicação e vereadores são presos após confusão em sessão na Câmara Municipal do Conde

A sessão da última segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Vereadores do Conde, no litoral sul da Paraíba, acabou em quebra-quebra e prisão de vereadores e do secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal. Os detidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil na cidade de Alhandra para prestarem esclarecimentos.

A confusão teria iniciado com a chegada do secretário Alisson Campelo à Casa. Ele teria se desentendido com o vereador Naldo da Cell, que é do PT e aliado ao Padre Severino. Alisson e Naldo já vinham trocando ofensas através de grupo de Whatsapp. Naldo foi tirar satisfação com o secretário causando reação de parlamentares governistas.

Os vereadores Emerson (PHS) e Fábio Tatu (PTdoB),  que são aliados da Prefeita Tatiana Correia (PTdoB),  partiram para cima de Naldo para acabar a briga dele com Alisson.

No meio da confusão, o presidente da Câmara, Denys Pontes (PR), que já estava com carta renúncia para ser apresentada, saiu do local e alegou está passando mal. Ele foi levado para um dos hospitais de João Pessoa. Na confusão, um computador foi danificado.

A Polícia Militar foi chamada e prendeu Emerson e Tatu. Na hora que os dois estavam sendo conduzidos, Alisson tentou impedir a ação da polícia e também foi preso. Os três foram levados até a delegacia de Alhandra.
A prefeita da cidade, Tatiana Correia, se dirigiu até a delegacia para saber o que tinha ocorrido e prestar solidariedade ao secretário e aos vereadores da base. O ex-prefeito do Conde, Aluizio Régis, também foi visto nas proximidades da Câmara.

Na referida sessão, além da renúncia de Denys, os parlamentares planejavam marcar a próxima eleição para escolher o novo presidente da Câmara. Denys renunciaria após pressão dos próprios aliados para que não sofresse processos por irregularidades na Casa.


Da redação

Com Marcos Wéric

Dom José participa de atividade litúrgica no primeiro domingo da Quaresma na cidade de Sousa

No primeiro domingo da Quaresma, (22), dia do Senhor, à Igreja Diocesana de Cajazeiras iniciou sua reflexão dentro das atividades alusivas à Campanha da Fraternidade que começa todo ano no Brasil na Quarta-feira de Cinzas.
A atividade litúrgica aconteceu em Sousa com uma bonita caminhada com os fieis que se concentrarão na Paróquia de Senhora Santana passando pela Paróquia do Bom Jesus e chegando à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, local onde foi Concelebrada a Eucaristia com a presidência de Dom José González.

Os paroquianos das demais paróquias de São João Batista e São Gonçalo também estavam presentes com os seus respectivos padres.


Ascom

Deputado Jeová Campos solicita ao DER conclusão das obras da PB-384 que liga Carrapateira a São José de Piranhas

A obra já tem quase 80% de seus serviços concluídos, mas está paralisada.

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) se reuniu no final da tarde da última segunda-feira (23) com o diretor de Obras do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER), Hélio Cunha Lima, para solicitar da instituição que dê andamento as obras da PB-384, que liga a cidade de Carrapateiras a São José de Piranhas. O parlamentar estava acompanhado do prefeito de Carrapateira, André Pedrosa e de vários vereadores dos municípios daquela localidade.

A obra que falta apenas 20% das intervenções para ser concluída, inclusive as pontes, tem uma extensão de 18 km, mas atualmente encontra-se paralisada. Segundo informações do DER, a empresa que ganhou a licitação para executar o serviço faliu antes de terminar a obra. O governo está contratando uma nova empresa para conclusão dos serviços.
De acordo com Jeová, além dos moradores de Carrapateira e São José de Piranhas, os habitantes de Nazarezinho e outras cidades circunvizinhas também serão beneficiados com a conclusão da estrada. “Essa estrada vai tirar do isolamento muitas pessoas que atualmente se deslocam com muita dificuldade”, lembra Jeová, destacando que, além disso, com a nova estrada, os graves acidentes que costumam acontecer na localidade devem ser sensivelmente reduzidos.


Há vários anos a população de Carrapateira luta pela pavimentação da estrada, que já tinha sido autorizada desde o governo de José Maranhão III. “Estamos esperançosos que, em breve, a população de Carrapateira possa comemorar a conclusão desta obra que é muito importante para o desenvolvimento e progresso daquela localidade”, destacou Jeová Campos.



Assessoria 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ricardo Coutinho nega conversa com Kassab para trocar PSB pelo PSD

O governador Ricardo Coutinho (PSB) negou, em entrevista a Veja, que tenha conversado com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, no sentido de uma aproximação dele com o PSD e, posteriormente,  filiação  no PL, legenda que o ex-prefeito de São Paulo está tentando recriar com a ajuda de outros governadores.

De acordo com Ricardo Coutinho, nunca houve tal conversa com o presidente nacional do PSD. Segundo o governador, na semana passada, ele teve um encontro com o ministro, mas discutiu reivindicações de investimentos para à Paraíba.

Para Ricardo Coutinho, durante a conversa com Kassab, não foi discutido nada sobre mudança partidária.

Ricardo declarou que quer ficar no PSB, no entanto, disse que a legenda tem que lhe representar. Ele defende a criação de uma agenda positiva para ser cobrado do Governo Federal mesmo o partido estando na oposição.

“O PSB não pode ser comandado por um setor distanciado daquilo que construímos no Brasil”, afirmou Coutinho.



MaisPB

Governo do Estado abre inscrições de novatos para o Coro Infantil da Paraíba

Crianças com idade entre 8 e 12 anos podem se inscrever para o Coro Infantil da Paraíba, administrado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba. As inscrições para as audições de novos coristas ficam abertas até 10 de março. O cadastro é gratuito e pode ser feito de maneira presencial na secretaria da Orquestra Sinfônica, que funciona no Espaço Cultural José Lins do Rego, rampa 4, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados também têm opção de enviar o material por e-mail.

Os formulários de inscrição estão disponíveis no site www.funesc.pb.gov.brFICHA_DE_INSCRIO_-_CORO_INFANTIL_2015.doc) e após preenchidos devem ser encaminhados ao e-mail coralinfantildaparaiba@gmail.com junto com cópias dos documentos exigidos. 

As audições acontecerão nos dias 12 e 17 de março, às 18h, na sala de ensaios do Coro Infantil, localizada na rampa 4 do Espaço Cultural. Podem se inscrever estudantes com idade de 8 a 12 anos. É necessário enviar cópia de certidão de nascimento ou RG, uma foto 3×4, cópia de comprovante de residência e do documento do responsável pela criança ou adolescente.

Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), bem como de outros para os quais são convidados com repertório moderno.

O grupo – O Coro Infantil da Paraíba é um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. Atualmente, o grupo é formado por 25 crianças e adolescentes. No ano passado, firmou parceria com o Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, onde realizou apresentações com grande repercussão junto ao público da cidade.

O grupo apresenta uma nova concepção para a prática do canto coral, onde existe plena interação com o corpo, voz, música e emoção. Desta forma, os resultados obtidos demonstram que a criança amplia e liberta a criatividade, afetividade, raciocínio, socialização e autoestima, bem como a consciência corporal, além de ampliar e enriquecer o leque cultural, aspectos fundamentais para a estruturação do individuo como um todo.

O regente – O Maestro João Alberto Gurgel, graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de reger o Coro Infantil da Paraíba, é também o regente do Coral Universitário Unipê e do Coral do Tribunal de Contas do Estado, entre outros.

Serviço:

Inscrições gratuitas para Coro Infantil da OSPB

Período: Até 10 de março

Local de inscrições: Secretaria da Orquestra Sinfônica (Espaço Cultural José Lins do Rego, rampa 4), das 9h às 12h e das 14h às 18h.

E-mail: coralinfantildaparaiba@gmail.com

Audições: 12 e 17 de março, a partir das 18h, na sala de ensaios do  Coro Infantil (Espaço Cultural José Lins do Rego, rampa 4)

Dias de ensaios: terças e quintas, das 18h às 20h

Início da temporada 2015: 19 de março


Mais informações: 8842 8610 

Chocante: justiceiros matam por diversão. Veja o vídeo de execução do jovem no Ceará!

Um vídeo com a execução de um jovem negro na comunidade de São Miguel, no bairro de Messejana, em Fortaleza, é alvo de investigação da Polícia Civil do Ceará. A filmagem, com data da última terça-feira (17/02), choca pelo grau de frieza dos assassinos. 

Nela, é possível ver a vítima sendo alvejada por tiros, sem chance de defesa, enquanto os autores dos disparos e da gravação se divertem com o crime. Uma mulher, já com o homem morto, pede para que o acertem na cabeça antes de reclamar um disparo. A identidade dos criminosos ainda é uma incógnita.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), a Polícia Civil tomou conhecimento da morte de um homem em tais circunstâncias na região na terça-feira passada, mas ainda não conseguiram identificá-lo. O caso é um dos 660 crimes violentos letais intencionais registrados só nos primeiros dias deste ano no Ceará (estão disponíveis estatísticas somente até dia 18 de fevereiro). Da sexta de Carnaval até a última quarta-feira de cinzas, foram 76 crimes deste tipo, número aproximadamente 7% maior do que o registrado em 2014 no mesmo período, quando houve 71 assassinatos.

Das 660 mortes, 274 ocorreram na capital, sendo 175 na periferia da cidade. As estatísticas revelam também que, em sua maioria, os crimes têm traços de execução: são praticados com uso de armas de fogo contra homens jovens, com até 30 anos de idade.

Pesquisadores como o sociólogo César Barreira, coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (LEV-UFC), afirma que este é mais um exemplo da criminalidade crescente no Estado, que, cada vez mais, utiliza-se de requintes de crueldade.

— Algumas pessoas falam que a violência é democrática, mas pelos estudos que desenvolvemos ao analisarmos dados oficiais, a violência tem suas vítimas específicas. São eles: jovens, negros e pobres, como o que vemos no vídeo. O registro é também o exemplo das práticas que mais crescem, as com requintes de crueldade e sem aparentemente justificativa — analisa ele.

De acordo com o sociólogo, três fatores levam ao aumento do índice: a intensificação do comércio de drogas, a maior circulação de armas de fogo e uma estrutura familiar frágil.



Fonte: O Globo

Prefeita se reúne com vereador oposicionista que poderá retornar ao esquema político da gestora

A prefeita do Município de Poço de José de Moura, Aurileide Egídio (DEM) esteve reunida com o Vereador Marcos Gabriel (PSD), no último final de semana. Marcos Gabriel, que já foi aliado de Aurileide outrora – “ensaia” uma reaproximação e poderá anunciar sua adesão nos próximos dias especula-se.

O encontro aconteceu no Sítio Cabaços, na Zona Rural daquele município e, na oportunidade os mesmos conversaram bastante sobre política. 

Para alguns observadores políticos, o encontro demonstrou uma possível aproximação entre o vereador e a gestora, que ultimamente tem se mostrado insatisfeito com o grupo oposicionista, que vem perdendo seus membros e consequentemente - se enfraquecendo politicamente para as próximas eleições.


Da redação

Com Vale Informado

Com período de chuvas, Vigilância Ambiental de Cajazeiras alerta população para os cuidados com a Dengue e a Chikungunya

Com a temporada de chuvas em Cajazeiras e região, a equipe de Vigilância Ambiental alerta para os cuidados no combate à dengue e à febre Chikungunya – ambas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Para evitar o aumento de casos de ambas às doenças, a orientação é que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros dos mosquitos.

As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

A equipe dos Agentes do Peva vem lutando constantemente no combate a dengue no município. A dengue é uma doença grave e que apresenta quadro mais agudo que o da febre chikungunya.

O principal sinal de alerta para as duas doenças é a febre, sobretudo quando desacompanhada de outros sintomas gripais, como dor de garganta e coriza.


Secom

Importante programa de rádio “nomeia” Jarismar Pereira como novo diretor do Jornal A União em Cajazeiras

Foi na manhã desta segunda-feira (23), que fora ventilada a informação que o radialista Jarismar Pereira de Araújo – será o novo gerente da sucursal do Jornal A União em Cajazeiras, espaço ocupado pelo também radialista Kaliel Conrado.

Em busca minuciosa nas edições anteriores do referido jornal até a última publicação – em sua edição Online, nada fora encontrado e, em contato com o atual gerente do órgão Kaliel Conrado, o mesmo nos informou que nada sabia sobre os boatos, nem fora informado sobre quaisquer alterações, ou mudanças nos cargos do Estado, com suas repartições em Cajazeiras.

Resta aguardar a nomeação do competente radialista...



Da redação 

Agricultores de assentamentos de reforma agrária realizam intercâmbios para conhecer experiências agrícolas

Dez agricultores de três assentamentos localizados no município de Coxixola, estarão nesta terça-feira (24), realizando um intercâmbio na estação experimental da Emepa-PB (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba), na Fazenda Pendência, em Soledade, município do Cariri paraibano, onde são realizadas pesquisas para desenvolver o setor da caprinovinocultura no Estado.

Os agricultores que participarão do intercâmbio são: Pinheiros (8), Boa Vista (1) e Asa Branca (1), assentamentos que recebem assessoria técnica, social e ambiental da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção), e estarão conhecendo o manejo da caprinovinocultura leiteira que é feito em Soledade.

Os intercâmbios fazem parte das atividades desenvolvidas pelos técnicos da COONAP com os assentados da reforma agrária e têm como objetivo o fortalecimento da economia solidária nos assentamentos. Nos intercâmbios, os agricultores visitam os assentamentos em regiões que apresentam características semelhantes às que eles residem.

Também nesta terça-feira, aproximadamente 20 agricultores de outros seis assentamentos localizados em Campina Grande e outros municípios da região estarão realizando outro intercâmbio no município de Barra de Santa Rosa, onde conhecerão projetos de produtores individuais na área de sisal.

O intercâmbio será realizado em parceria entre a COONAP e a Embrapa, que acompanha os projetos de produção de forragem com sisal no município de Barra de Santa Rosa. Na troca de experiências com os agricultores, os assentados poderão conhecer as experiências e, posteriormente, discutir a viabilidade de levá-las para os seus assentamentos. 




Karina Araújo
Assessora de imprensa 

Kim Jong-un pede a seu Exército estar "completamente preparado" para guerra

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu a seu Exército para estar "completamente preparado" para a guerra em uma importante reunião do governante Partido dos Trabalhadores, informou nesta segunda-feira (23) a agência estatal "KCNA".

O jovem ditador pronunciou um "discurso histórico" na primeira reunião em dez meses da Comissão Militar Central do partido único, no qual afirmou que a situação de segurança é "mais grave do que nunca" tanto na Coreia do Norte como no exterior, segundo a agência do regime.

Kim exigiu do Exército lealdade a ele e ao Partido e "pediu para estar completamente preparado para reagir a qualquer forma de guerra criada pelo inimigo", ao que se referiu como "os imperialistas dos EUA".

Além disso, o dirigente destacou que o Exército Popular, um dos maiores do mundo com aproximadamente 1,1 milhão de soldados, reforçou sua capacidade de combate no ano passado e o fará ainda mais em 2015 graças à "reorganização" e "simplificação" de sua estrutura.

A "KCNA" não revelou em detalhe os temas tratados na reunião da Comissão Militar Central do Partido, uma importante reunião que se acredita tenha acontecido este fim de semana e na qual o "líder supremo" e altos cargos do regime poderiam ter tomado decisões importantes em política de defesa.

EFE