terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Raimundo Lira apoia pedido de Raniery Paulino para inclusão da microrregião de Guarabira no semiárido brasileiro

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que na semana passada se reuniu com a bancada paraibana em Brasília, enfatizou sua disposição de apoiar a luta pela inclusão da microrregião de Guarabira no semiárido do Nordeste brasileiro. Para Lira, a inclusão trará uma série de benefícios em políticas públicas para as cidades que compõem a região do brejo.

Ele prometeu apoio para o pleito apresentado pelo deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) – que também participou do encontro com a bancada federal em Brasília – por entender que a microrregião de Guarabira, localizada na região do Agreste do Estado da Paraíba, composta pelos municípios de Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho, apresenta os aspectos físicos próprios do semiárido, justificando a solicitação.

Segundo Raniery, uma das características que devem ser levadas em conta da região é a vegetação basicamente composta por caatinga hiperxerófila, com trechos de floresta caducifólia. O clima é tipo tropical semiárido e a precipitação média anual é de 431,8mm. “Já conseguimos comprovar um dos fatores, mas ainda precisamos de um documento que comprove outras características. Com esta reunião, um grande passo foi dado para que Guarabira venha a se desenvolver mais rapidamente”, afirmou Paulino, que destacou ainda a disposição do senador Raimundo Lira em acompanhar o pleito.

Caso a região seja classificada como semiárido, as cidades serão beneficiadas com uma série de políticas públicas que podem alavancar sua economia. Entre vários benefícios, existe o incentivo fiscal para indústrias se instalarem na região. Como a carga tributária é menor, fica mais fácil a instalação de empresas no local.

A bancada paraibana, segundo entendimento do senador Raimundo Lira, precisará estar cada vez mais unida, para alavancar os recursos e projetos que o Estado precisa para continuar avançando.


Assessoria de Imprensa

Senador Raimundo Lira