domingo, 22 de março de 2015

Governo federal diz que entrega de cisternas segue e chega para 210 mil na Paraíba

O governo federal confirmou no último sábado (21), que vai continuar com o programa de distribuição de cisternas em 2015, por meio do Ministério da Integração Nacional. Pelo 'Água Para Todos', o governo diz que, até agora, já foram implantadas mais de 42 mil cisternas na Paraíba, o que representa quase duas mil cisternas adicionais da meta inicial. O investimento é de R$ 116 milhões para cerca de 210 mil pessoas.

O Ministério da Integração Nacional informou ainda que outras tecnologias do programa Água para Todos já estão sendo implementadas no estado, como sistemas coletivos de abastecimento, cisternas de produção, barreiros e pequenas barragens.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) disse que mais de 1,1 milhão de famílias deixaram de recolher água com a lata d’água na cabeça, por receberem as unidades de captação da água da chuva. Ao todo, o Semiárido ganhou uma capacidade de armazenamento de 17,8 bilhões de litros de água.

“Os investimentos contínuos ao longo dos anos, somados a uma parceria forte entre o governo federal, estados, municípios e sociedade civil, tem possibilitado ao Semiárido brasileiro conviver com os efeitos da seca, e não mais combatê-los, como era a cultura no passado”, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

De acordo com o MDS, a construção das cisternas ainda gera renda nos municípios, promovendo o desenvolvimento local. Já foram investidos mais de R$ 3 bilhões na compra de insumos e na capacitação e pagamento de mão de obra. Toda a comunidade é mobilizada para atuar no projeto. “Este é um aspecto central do modelo de tecnologia social apoiado pelo ministério, gerando um sentimento de conquista e apropriação que contribui com o processo de gestão da água e do equipamento instalado”, explica o coordenador-geral de Acesso à Água do MDS, Igor Arsky.


Conforme o MDS, desde 2003, foram capacitados mais de 22 mil pedreiros por meio do Programa Cisternas. Além disso, todas as famílias beneficiadas participam de cursos de formação sobre a gestão e o tratamento da água armazenada.


Jornal Correio