A Cooperativa de Transporte Escolar, Alternativo e Turismo de
Cajazeiras e Região Ltda; (CooperCajá), que tem como fundamentação e objetivo
associativo/cooperativista participou de importante reunião na Câmara Municipal
de Cajazeiras, na noite da última terça-feira (10), numa propositura do
Vereador Jucinério Félix (PROS), para discutir problemas relacionados a
legalização e criação de pontos exclusivos para embarque e desembarque apenas para
cooperados, excluindo e punindo com multas outros motoristas, que possivelmente
venham necessitar, realizar o embarque e desembarque de passageiros no
Município de Cajazeiras.
Dezenas de cooperados participaram da referida reunião. O
superintendente da SCTRans, Eudomar Pereira, o assessor jurídico Humberto
Nóbrega e demais membros daquela autarquia se fizeram presentes, para
engrandecer o discurso, porém – perceptivelmente fora notado, que o presidente
da CooperCajá, o Senhor Sérgio Sátiro nunca aceitava as justificativas ali
ofertadas, nem fora o suficiente sensível ao ponto de solicitar da autarquia –
que os “vanzeiros” de cidades vizinhas não associados à CooperCajá fossem
multados e rebocados, ao realizar paradas para embarque/desembarque de
passageiros.
Ainda de acordo com os explanadores – cerca de trinta
veículos estão associados à cooperativa. Usando a fala, o presidente Sérgio
Sátiro solicitou que fossem criados dois novos pontos exclusivos para a
cooperativa, quando na verdade os pontos existem e são usados pelos
profissionais transportadores de passageiros de aproximadamente cinquenta
cidades de três estados vizinhos.
Em sua fala, o superintendente Eudomar Pereira esclareceu
sobre a implantação da Zona Azul e, que os cooperados, taxistas, ambulâncias, viaturas,
moto-taxistas, veículos de órgãos municipais, estaduais e federais não pagarão
por parada, mas atribuiu à tolerância miníma de quinze minutos de permanência
nos locais indicados. Sobre a criação de dois pontos reivindicados por Sérgio
Sátiro, Eudomar afirmou que será inviável, pois, os referidos pontos já
existem, mas um remanejamento sim, será o caminho mais plausível.
Segundo a direção da CooperCajá, uma lei estadual entrou em
vigor para regulamentar os transportes de passageiros alternativos, mas ainda
está em fase ajustes, porém, órgãos de trânsito do Estado como o DER – irão fiscalizar
os veículos nas rodovias estaduais. Para o jovem Renan, que fez uso da fala,
motoristas que utilizam dos pontos de embarque e desembarque se associem à
CooperCajá.
Da redação