sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Presença de gatos nos cemitérios de Patos causa transtornos à população

A presença de gatos nos cemitérios da cidade de Patos tem causado transtornos e gerado a insatisfação de muitas pessoas que se deparam com a situação. O fato ganhou destaque no último dia de finados (02), quando a grande quantidade de pessoas que visitava os cemitérios presenciou a invasão dos animais que ficam naquele local e que muitas vezes acaba adoecendo e morrendo por falta de alimento e de cuidados.

Para a zeladora do cemitério, Maria das Dores, a população é a culpada pela invasão dos gatos no cemitério.  “Quem são os culpados é a maioria da população que solta os gatos aqui mesmo e não tem respeito pelos animais, pego os bichos quando dá cria e vem soltar aqui,” reclama.

O secretário de meio ambiente do município, Wandecy Medeiros admite o problema e diz que providências já estão sendo tomadas e que juntamente com a Associação Patoense de Proteção dos Animais (APPA). “Esses animais de cemitério, animais de rua e eles serão recolhidos, serão castrados. Passarão pelo pós-operatório. Quando eles tiverem bem, eles serão soltos no lugar onde foram pegos. Porque a APPA não tem condições de receber todos os animais que foram recolhidos no abrigo provisório que eles dispõem,” conta.

O diretor da APPA, Patrian Júnior diz que a medida de castração dos animais poderia contribuir para amenizar o problema, mas defende que a outra parte cabe à conscientização da população.  “Noventa por cento seria a solução, mas os outros dez por cento a campanha educativa para não abandonar o animal. Porque a gente faz o trabalho todinho de castração e adoção e ai o cidadão acolhe o animal e joga o animal sem ser castrado na rua e ai começa todo o ciclo,” relata.
 
Em muitos casos a superlotação de animais abandonados na rua causa perigos à saúde da população como também podem causar até mesmo acidentes de transito já que por vezes esses animais são atropelados.

maispatos.com