quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Polícia Federal cumpre mandados no Paraíba Cap, suspeita de lavagem de dinheiro em 13 estados

Desde a madrugada desta quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) iniciou uma operação para desarticular um esquema de títulos de capitalização ilegais que movimento R$ 1 bi em 13 estados brasileiros. São 500 policiais em todo o país cumprindo mandados de prisão temporária e preventiva, e busca e apreensão.

Na Paraíba estão sendo executados dois mandados de apreensão, um Campina Grande e o outro em João Pessoa. O cofre menor já foi aberto com o auxílio dos funcionários, já para que o maior seja aberto, a Polícia Federal está aguardando a empresa de segurança responsável por guardar a chave.

Dentro do primeiro cofre, foi encontrado dinheiro, cheques e documentos. O delegado responsável pela operação, Marcos Contrim, afirmou que as investigações e apreensões são motivadas por “indícios de fraudes nos resultados das apostas”. De início, houve resistência por parte dos funcionários da empresa em abrir o portão e colocar a chave do cofre à disposição, de acordo com o delegado.

A empresa responsável pelos títulos de capitalização prometia destinar os pagamentos a uma instituição filantrópica, porém, os recursos não eram repassados. A venda será suspensa em todo o país.

Com base em Pernambuco, o esquema também atuava em Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A investigação da PF ocorre há nove meses. Em Recife - PE foram apreendidos documentos em computadores.

O Pernambuco da Sorte, empresa do Recife, é suspeito de comandar o esquema de fraudes. Equipes da Polícia Federal estiveram na sede da empresa para fiscalização e análise de documentos. O esquema movimentou cerca de R$ 1 bilhão segundo a Polícia. A operação desencadeada nesta manhã pretende cumprir 24 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de prisão temporária.

Segundo a PF, as organizações criminosas usavam empresas filantrópicas para lavagem de dinheiro derivado de bingos, títulos de capitalização e caça-níqueis.



Assessoria da Polícia Federal - PB