segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Câmara Municipal de Cajazeiras faz homenagem a ex-vereador e construtor antigo na cidade

A Câmara Municipal de Cajazeiras outorgou na noite desta segunda-feira (10/11/2014), com o Título de Cidadão Benemérito o ex-vereador Dorgival Carolino Braga, aposentado da Marinha, 90 anos, residente na cidade do Recife/PE, “Dorcino” para os familiares.

O Senhor Dorgival Braga, nasceu aos 20/10/1924, no Sítio Caldeirão – Zona Rural da cidade de Sousa/PB, veio para Cajazeiras aos 4 anos, trazido pelos seus pais, que fixaram residência na Barra do Catolé. O referido ancião foi um importante construtor na década de 1950, foi amigo pessoal do prefeito há época – Dr. Otacílio Jurema.

Dorgival Braga foi eleito vereador no ano de 1958 assumiu no ano seguinte – onde permaneceu por quatro anos. De acordo com familiares do homenageado, foi responsável pela fabricação dos tijolos da Catedral de Nossa Senhora da Piedade e da Cadeia Pública de Cajazeiras – dois importantes edifícios da cidade, entre outros. Construiu 116 casas para alugar e vender. Dorgival foi a mola propulsora do inicio das primeiras edificações do Bairro São Francisco “Asa Sul”, construiu casas na Rua Tenente Arsênio e Rua Patrício de Barros, 4 de Outubro e Erenice Ferreira.

Seu Dorgival foi casado com Josefa Maria Braga (In Memoriam). Filhos: Zilda Josefa Braga, Maria Josefa Braga, Francisca Josefa Braga e Josefa Dias Braga. O autor da propositura foi o Vereador Kleber Gonçalves de Lima (PTB).


Da redação