domingo, 14 de agosto de 2011

Comemoração do Dia dos Pais no Pio X acaba com revelações tristes envolvendo nossos idosos

A Associação dos Idosos São Pio X, localizada no Conjunto Habitacional Pio X, Zona Norte de Cajazeiras, que tem como presidente o jovem Gilvan Moura, realizou na noite de ontem, sábado (13) mais um evento em prol de uma classe de pessoas conhecidas por “melhor idade’’ e, foi bem animada como vemos nas fotos.

Com muita dificuldade Gilvan vem realizando pequenos eventos a fim de proporcionar o bem estar dos moradores daquela comunidade; "Peço um refrigenrante pra um, um bolo pra outro e assim a gente vai fazendo nossas festinhas, mas as dificuldades são encontradas são muitas". Ressaltou.

Drogas na vida idosa - Percebendo certa angústia em Gilvan resolvemos indagá-lo; Quais os principais problemas vivenciados pelos idosos dessa região da cidade Gilvan, além da carência generalizada? "Rapaz eu nem queria entrar nesse assunto, mas não consigo ficar calado: tem idoso aqui na nossa comunidade com depressão altissíma porque não recebe o pagamento da aposentadoria toda, pois os filhos e netos fizeram emprestimos, tem outros que sustentam toda a familia dos filhos, mas casos mais graves de envolvimento com drogas. Tem um caso que a filha de um idoso empenhou o cartão do INSS na (boca), pra manter o vício, ele nem consegue receber o dinheiro que é dele de fato, contudo, o idoso vai ficando deprimido e muitos já carregam um histório muito pesado de vida chegando à morte mais rapidamente, nós vamos levar esse caso às autoridades, mas tem muito mais isso é apenas um pouco que sabemos", finalizou Gilvan.

Abandono de idosos - Sabendo que Gilvan trabalha na área da saúde no HRC, continuamos insistindo sobre casos envolvendo idosos naquela instituição e a as confissões foram as mais tristes possiveis. "Veja bem eu vou comentar por alto, mas o abandono de idosos em Cajazeiras é muito grande". Isso nós sabemos, mas no tom que você fala há muita tristeza, revele o que sabe! "Virou costume, os familiares vez por outra vão levar um idoso no hospital para uma consulta, ou internação e num descuido eles abandonam os velhinhos, já fiquei como acompanhante muitos dias e noites porque os familiares não retornam para buscá-los, já precisei sair do hospital com a assistente social para tentar localizar a residência de um idoso abandonado no HRC, mas esses são casos leves existem outros que não quero falar nesse momento", finalizou.
Palavras de um secretário - Tomamos conhecimento que um secretário de uma importante pasta desta Edilidade chegou a dizer que velhos não precisam de assistência. "Velho tem que logo para parar de dar trabalho". Havia dito o rapaz.


Da redação