segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em nota, Santiago rebate acusação que desvia água da Cagepa para sua fazenda sem pagar

O senador Wilson Santiago (PMDB) respondeu denúncia veiculada em diversos sites e blogs que um "gato" em sua fazenda estaria desviando água da Cagepa para sua propriedade sem a devida cobrança.
 
Em nota, ele se explica e nega a denúncia. Confira:

"Nota

Nestes últimos dias o site de notícias Paraíba Já publicou matéria sobre suposto desvio na adutora que leva água do Açude Capivara a várias comunidades rurais e cidades vizinhas a Uiraúna. Por tal desvio, sou apontado como responsável, com o objetivo de abastecer de água a minha fazenda.

Na foto apresentada como prova do desvio, não aparece a verdade inteira, como passo a descrever, na sequência:

1. A adutora em questão é parte de um projeto aprovado e executado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, e pelo Ministério da Integração, beneficiando várias cidades da região e oito comunidades rurais ao longo de seu percurso, pela instalação de chafarizes para o consumo humano.

2. A bifurcação mostrada como prova do desvio da água para a fazenda - que, na verdade, é da minha família - conduz a um aeródromo, ainda em construção. Não para a fazenda.

3. Diferentemente do que diz a reportagem, o aeródromo em construção é de propriedade do Estado da Paraíba, responsável pela obra, tendo apenas o terreno para a sua localização sido doado pela minha família.

4. Não há infelizmente foto fornecida pelos acusadores sobre o funcionamento de um chafariz, mais à frente, que abastece parte da comunidade beneficiada com a adutora.

5. Entre as famílias que se beneficiam do chafariz, uma é a da gerente da Fazenda, que, inclusive, solicitou à Cagepa, através de processo regularmente em tramitação na empresa, a colocação de um medidor para o devido controle da água. O processo tem tramitação regular na Companhia e ainda não foi atendido porque a empresa construtora ainda não entregou oficialmente a obra à Cagepa.

Quando lutei para a destinação de recursos (R$32 milhões para a adutora e R$30 milhões para o açude), desde o primeiro momento, minha intenção foi a de beneficiar os cinqüenta mil habitantes da região, decisão esta elogiada pelo governo e pela população.

Pela minha trajetória, bastante ligada aos interesses do povo paraibano, não teria eu a ousadia de desviar água destinada ao público exatamente para meu uso particular, conforme anuncia a reportagem.

Enfim, solicito ao prezado amigo a publicação desta Nota, ao mesmo tempo em que me coloco à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Brasília, 22 de agosto de 2011

Wilson Santiago".